EDUCAÇÃO É DESBARBARIZAÇÃO: REFLEXÃO SOBRE FORMAÇÃO CULTURAL E SEMIFORMAÇÃO EM ADORNO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i27.10722

Palavras-chave:

Adorno, Formação, Indústria Cultural, Resistência

Resumo

RESUMO: 

Tendo como sustentáculo teórico, em especial, as obras do frankfurtiano Theodor Adorno, este trabalho objetiva refletir acerca das questões relacionadas ao processo de industrialização da cultura cujo desenvolvimento é intrínseco ao processo de dominação do capitalismo tardio. Amparada pelos pressupostos da teoria crítica da sociedade, o presente artigo visa refletir sobre a formação dos sujeitos dentro deste panorama histórico-cultural.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamires Dias dos Santos, Escola Municipal Maria Santana

Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).  Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da rede básica de ensino do município de Vitória da Conquista-BA.

Referências

ADORNO, T; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

_________. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002, p.103.

________. Educação e emancipação. In:_________. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011f, p.169-185.

__________. A educação contra a barbárie. In:_________. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011e, p.155-168.

__________. Educação – para quê? In:_________. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011d, p.139-154.

___________. Teoria da semiformação. PUCCI, B; ZUIN, A.S.A.; LASTÓRIA, L.A.C.N. (orgs). Teoria crítica e inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2010, p.07-40.

BRITTO, F.L. Identidade cultural e formação individual: a Alemanha do século XIX e a fundação da pedagogia moderna. Revista de ciências da Educação – Educação e sociedade. v.33, n.118. Campinas. jan/mar. 2012, p.217-233.

FREITAG, B. Política educacional e indústria cultural. São Paulo: Editora Cortez, 1987.

GUR-ZE’EV, ILAN. A bildung e a teoria crítica na era da educação pós-moderna. Linhas críticas. V.12, n.22. Brasília: jan/jun, 2006, p.5-22.

LÖWITH, K. O problema do trabalho. In LÖWITH, K. De Hegel a Nietzsche: a ruptura revolucionária no pensamento do século XIX: Marx e Kierkegaard. São Paulo: Editora Unesp, 2014, p. 287-319.

LOWY, Michael; VARIKAS, Eleni. A crítica do progresso em Adorno. Lua Nova [online]. n. 27, 1992, p. 201-216. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ln/n27/a10n27.pdf.

MARX, K; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1989. MAAR, W. L. À guisa de introdução: Adorno e a experiência formativa. In: ADORNO, Theodor. W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011a.

ROUANET, S.P. Teoria e psicanálise. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2001.

SUAREZ, R. Notas sobre o conceito de bildung (formação cultural). Kriterion. n.112. Belo Horizonte: dez/2005, p.191-198.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Dias dos Santos, T. (2022). EDUCAÇÃO É DESBARBARIZAÇÃO: REFLEXÃO SOBRE FORMAÇÃO CULTURAL E SEMIFORMAÇÃO EM ADORNO. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (27), 216-231. https://doi.org/10.22481/aprender.i27.10722