FORMAÇÃO, IMAGINAÇÃO E MODO DE VIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i27.10831

Palavras-chave:

Imagens, Formação, Platão, Vico, Gadamer

Resumo

O objetivo deste artigo é evidenciar os laços existentes entre Platão, Vico e Gadamer, com o intuito de investigar uma tradição filosófica que fundamenta sua proposta de formação humana a partir de uma teoria das imagens e da imaginação. Mesmo diante da distância temporal entre eles, é possível observar a centralidade do uso e a teoria das imagens para a formação humana, colocando a educação no interior de uma prática imagética, retórica e científica também. Estabelecendo a conexão entre esses três autores como estrutural, tentaremos nos reconectar a essa tradição do uso retórico da imagem na educação, pensando se isso carrega também um modo de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Norberto Mesti, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Filosofia Antiga pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor de Teoria e Filosofia da Educação (EED – CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Referências

ARNAULD, A., & LANCELOT, C. Gramática de Port-Royal. Trad. Bruno Basseto, Henrique Muracho. São Paulo : Martins Fontes, 1992.

BOCHENSKI, I.M. A History of formal logic. Traduzido e editado por Ivo Thomas. Indiana: University of Notre Dame Press, 1961.

DESCARTES, R. Discurso do Método. Regras para a direção do espírito. Trad. Pietro Nassetti. São Paulo: Martin Claret, 2000.

EUCLIDES. Elementos. Trad. e introd. Irineu Bicudo, São Paulo: Editora Unesp, 2009.

FERRATER-MORA, J. Dicionário de Filosofia. Trad. Maria Gonçalves, Mario Bagno. São Paulo: Loyola, 2004.

GADAMER, H.-G. Verdade e Método. Trad. Flávio P. Meurer. Vol. I. Rio de Janeiro:

Vozes, 1999.

GADAMER, H.-G. Verdade e Método. Trad. Flávio P. Meurer. Vol. II. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

GONZALEZ, C. Sensus communis: de la imaginación em Vico, a la tradición en Gadamer. Ideas y Valores, 120, 79-93, 2002.

GRIMBERG, G. O estatuto do diagrama nos Elementos de Euclides. Revista Brasileira de História da Ciência, 8 (1), p. 6-21, 2015.

GUIDO, H. Giambattista Vico: a filosofia e a educação da humanidade. Pretópolis, RJ: Vozes, 2004.

GUIDO, H. A barbárie da reflexão e a decadência moral: a crítica de Vico à cultura do iluminismo. Philosophos, 7 (2), 1-19, 2002.

GUIDO, H. Vico e Horkheimer: a ideia de barbárie. Educação e Filosofia, 12 (24), 273-295, 1998.

HEATH, T. History of Greek Matemathics. Oxford: Claredon Press, 1921.

KERFERD, G. B. O movimento sofista. São Paulo: Editora Loyola, 2003.

KNEALE, M., & KNEALE, W. O desenvolvimento da lógica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1991.

LEVI, B. Lendo Euclides: a matemática e a geometria sob um olhar renovador. Trad. Julián Fuks. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

LIDDELL, H., SCOTT, R. & JONES, H. (1996) Greek-English Lexicon. Oxford, New Ninth Edition,. Acesso em 10 ago. 2018 em: http://www.perseus.tufts.edu/hopper/resolveform?redirect%20=true.

MESTI, D. A famigerada autonomia. In: MESTI, D., ECCEL, D., ROSANA, M. Sobre o aluno: reflexões filosófico-educacionais. Chapecó: Argos, 2021.

MESTI, D. Fortis Imaginatio: Montaigne entre Sócrates e o estoicismo. In: Andrea Diaz Genis. (Org.). Diálogos con montaigne y la formación humana. 1ed. Curitiba: Appris, 2021a.

NATACHA, B. El estoicismo como escuela: problemáticas vinculadas a su sistematicidad. Anais de Filosofia Clássica vol 7, n. 13, 2013, p. 23-37.

NETZ, R. The shaping of deduction in Greek mathematics: a study in cognitive history. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

NUSSBAUM, M. C. The Theraphy of Desire. Theory and Practice in Hellenistic Ethics. Princeton: Princeton University Press, 2009.

PEREIRA, V. A reabilitação da ética dialética de Platão pela hermenêutica filosófica. Peri 09 (01), 50-63, 2017.

PLATÃO. A República. Trad. Anna Lia Amaral de Almeida Prado. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

PLATÃO. Diálogos de Platão. República, Crátilo – Teeteto, Apologia – Banquete, Protágoras, Górgias, Fedro, Timeu – Crítias – O 2° Alcebíades – Hípias Menor. Tradução de Carlos Alberto Nunes. 3 ed. rev. – Belém: EdUFPA, 2001.

PLATÃO. Mênon. Trad. Maura Iglesias. Rio de Janeiro: Ed. PUC-RIO; Loyola, 2001.

ROHDEN, L. Filosofando com Gadamer e Platão: movimentos, momentos e método(s) da dialética. Dissertatio (36) p. 105-130, 2012.

SANTOS, V. Vico e a ordem de estudos de seu tempo: a ligação entre conhecimento e ética. Educação e Sociedade, Campinas, v. 24, n. 85, p. 1277-1294, dez. 2003.

SASTRE-JUAN, J. Contar histórias sobre desenhos: os diagramas na geometria grega antiga. Público, acessado em novembro de 2018: https://www.publico.pt/2018/07/09/ciencia/ensaio/contar-historias-sobre-desenhos-os-diagramas-na-geometria-grega-antiga-1837083

VERNANT, J.-P. Mito e sociedade na Grécia Antiga. Trad. Myriam Campello. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.

VICO, G. Ratio studiorum del tempo nostro. Trad. Vladimir Santos. In: SANTOS, V. O conceito de engenho e de invenção na Scieza Nuova de Giambattista Vico. (Tese Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, SP, 2009, p. 195-315.

VICO, G. A Antiquissima Sabedoria dos Itálicos. Trad. Vladimir Santos. In: SANTOS, V. O conceito de engenho e de invenção na Scieza Nuova de Giambattista Vico. (Tese Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, SP, 2009a, p. 319-333.

VICO, G. Ciência Nova. Trad. Marco Luchesi. Rio de Janeiro: Record, 1999.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Mesti, D. N. (2022). FORMAÇÃO, IMAGINAÇÃO E MODO DE VIDA. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (27), 187-198. https://doi.org/10.22481/aprender.i27.10831