EMANCIPAÇÃO E PAIDEIA: O PAPEL DO MESTRE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM A PARTIR DE O MESTRE IGNORANTE DE JACQUES RANCIÈRE
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i27.11031Palavras-chave:
O Mestre ignorante, Emancipação, PaideiaResumo
O principal objetivo deste trabalho é extrair da obra de Jacques Rancière intitulada O mestre ignorante elementos que permitam discutir brevemente duas questões correlatas: 1) a questão de uma certa “emancipação” via educação; e 2) a questão do papel do mestre-professor no processo de aprendizagem. Para tanto, busca-se analisar o primeiro capítulo do livro mencionado estabelecendo um liame entre a proposta emancipatória do autor e a crítica que outro filósofo (Gilles Deleuze) faz ao chamado “postulado do saber”, dentro de certa imagem acerca do que seria pensar. A primeira hipótese é a de que a concepção de saber subjacente ao modelo pedagógico predominante em nossas sociedades depende de uma maneira dogmática de considerar o pensamento. A hipótese segunda é de que a crítica a esse modelo pedagógico magistrocêntrico permanece incompleta e tende à demagogia sem uma crítica a essa imagem.
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Referências
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