PENSAR A EDUCAÇÃO NAS PRISÕES: UMA PERGUNTA, UM PRINCÍPIO, UMA PROPOSTA E... ?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11544

Palavras-chave:

Educação prisional, Filosofia da educação, Pedagogia dos condenados

Resumo

O artigo apresenta um convite para se pensar a educação nas escolas nas prisões a partir de novos desafios e possibilidades. Em um primeiro momento chamado “Uma pergunta, um princípio, uma proposta...” busca apresentar caminhos possíveis de pensamento; em um segundo momento chamado “O que é aquilo que os alunos prisioneiros esperam de nós professores?” busca pensar a pergunta e seus desafios; em um terceiro momento chamado “A emancipação intelectual dos alunos prisioneiros é obra dos próprios alunos prisioneiros?” busca pensar o princípio e suas possibilidades; em um quarto momento chamado “É preciso perguntar sobre a educação na prisão àqueles que tem uma experiência da prisão ou uma relação com ela?” busca pensar a proposta e seus desdobramentos; e, em um úlltimo momento chamado “E...?” busca reforçar o convite inicial. Trata-se de um estudo de natureza teórica feito por meio de investigação conceitual em fontes bibliográficas diversas.

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Biografia do Autor

Marcio Nicodemos, UERJ / DIESP/SEEDUC-RJ

Doutorando em Educação pelo Proped/UERJ e professor de filosofia da DIESP/SEEDUC-RJ.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Nicodemos, M. (2022). PENSAR A EDUCAÇÃO NAS PRISÕES: UMA PERGUNTA, UM PRINCÍPIO, UMA PROPOSTA E. ?. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (28), 23-35. https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11544