A POLÍTICA EDUCATIVA PARA MULHERES EM SITUAÇÃO DE CÁRCERE: UM ESTUDO DE CASO NO CONJUTO PENAL NILTON GONÇALVES
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11631Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Educação no Sistema Penitenciário, Políticas EducacionaisResumo
O presente artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de trabalho de conclusão de curso, cujo objetivo foi analisar as especificidades de como ocorre a Educação de Jovens e Adultos – EJA – de mulheres que vivem em situação carcerária, bem como as contribuições e limitações do processo educacional para a ressignificação e reinserção na sociedade. Especificamente a pesquisa se propõe a compreender como ocorre a Educação de Jovens e Adultos no sistema penitenciário feminino; apontar as contribuições da EJA no processo de escolarização e reinserção de mulheres que vivem em situação de cárcere; e identificar as dificuldades e limitações encontradas na promoção da aprendizagem escolar no sistema prisional feminino no Conjunto Penal Nilton Gonçalves em Vitória da Conquista–BA. Optamos por uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo na perspectiva de desenvolvermos um estudo de caso. A pesquisa aponta a necessidade de ser estabelecido um processo educacional que contribua para ressignificação e ressocialização da pessoa encarcerada, bem como programas com práticas sócio-educativas que são garantidos por lei, mas que na prática pouco acontecem.
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