A POLÍTICA EDUCATIVA PARA MULHERES EM SITUAÇÃO DE CÁRCERE: UM ESTUDO DE CASO NO CONJUTO PENAL NILTON GONÇALVES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11631

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação no Sistema Penitenciário, Políticas Educacionais

Resumo

O presente artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de trabalho de conclusão de curso, cujo objetivo foi analisar as especificidades de como ocorre a Educação de Jovens e Adultos – EJA – de mulheres que vivem em situação carcerária, bem como as contribuições e limitações do processo educacional para a ressignificação e reinserção na sociedade. Especificamente a pesquisa se propõe a compreender como  ocorre a Educação de Jovens e Adultos no sistema penitenciário feminino; apontar as  contribuições da EJA no processo de escolarização e reinserção de mulheres que vivem  em situação de cárcere; e identificar as dificuldades e limitações encontradas na promoção  da aprendizagem escolar no sistema prisional feminino no Conjunto Penal  Nilton Gonçalves em Vitória da Conquista–BA. Optamos por uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo na perspectiva de desenvolvermos um estudo de caso. A pesquisa aponta a necessidade de ser estabelecido um processo educacional que contribua para ressignificação e ressocialização da pessoa encarcerada, bem como programas com práticas sócio-educativas que são garantidos por lei, mas que na prática pouco acontecem. 

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Biografia do Autor

Klyvia Larissa de Andrade Silva Vieira, UESB

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduc, da Universidade Estadual da Bahia-UNEB, professora Assistente do Departamento de Educação, Ciências Humanas e Linguagens-UESB.

Cristiane da Silva Santana , UESB

Pedagoga pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

de Andrade Silva Vieira, K. L., & da Silva Santana , C. . (2022). A POLÍTICA EDUCATIVA PARA MULHERES EM SITUAÇÃO DE CÁRCERE: UM ESTUDO DE CASO NO CONJUTO PENAL NILTON GONÇALVES. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (28), 148-160. https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11631