ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UMA VISÃO PSICANALÍTICA E SOCIOLÓGICA FIGURACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11677

Palavras-chave:

Altas habilidades/superdotação, Sociologia figuracional, Psicanálise freudiana, Educação especial.

Resumo

Este ensaio teórico trata de uma elaboração conceitual sobre a condição de altas habilidades/superdotação, fundamentada nos pressupostos da teoria sociológica figuracional de Norbert Elias em associação à Psicanálise freudiana. As reflexões desenvolvidas neste ensaio sustentam a compreensão de altas habilidades como uma condição peculiar que se constitui em meio à emocionalidade vivida nas inter-relações humanas. De maneira mais evidente, a condição de altas habilidades é constituída em um processo de sublimação de emoções específicas que, vividas mais intensamente por algumas pessoas em meio às tensões que narram a dinâmica das inter-relações que elas mesmas constituem, impulsionam um investimento libidinal em atividades valorizadas dentro de um processo histórico, cultural e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosalva Maria Martins dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Psicóloga no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG).

Reginaldo Célio Sobrinho, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pós-doutor pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professor Associado do Departamento de Educação, Política e Sociedade docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Referências

REFERÊNCIAS

ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano; FLEITH, Denise de Souza. Superdotados: determinantes, educação e ajustamento. 2. ed. São Paulo: EPU, 2001.

ANTIPOFF, Helena. A Educação do Bem Dotado. Coletânea de Escritos de Helena Antipoff, v. 5, SENAI-RJ, 1992.

ASPESI, Cristina de Campos. A Família do Aluno com Altas Habilidades/Superdotação. In: FLEITH, Denise de Souza (org.). A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação: orientação a professores. v. 3, p. 29-48. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de

Educação Especial, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/altashab2.pdf. Acesso em: 12 de maio de 2020.

BRASIL. Ministério de Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf.

Acesso em: 08 fev. 2018.

CÉLIO SOBRINHO, Reginaldo; KAUTSKY, Giselle Lemos Schmidel; PANTALEÃO, Edson. A sociologia figuracional como aporte teórico-metodológico: trabalho e formação docente em educação especial. Educação e Cultura Contemporânea, v. 15, n. 41, p.288-315, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5935/2238-1279.20180078. Acesso em: 12 abr. 2019.

COSTA, Felipe Irnaldo Cruz da. Figuração e sublimação: indivíduo e sociedade em Freud e Elias. 2018. 91f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-graduação em Sociologia - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. Disponível em:

https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7205. Acesso em: 02 nov. 2019.

DELOU, Cristina Maria Carvalho. O Funcionamento do Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilida-des/Superdotação (PAAAH/SD-RJ). Revista Educação Especial, [S. l.], v. 27, n. 50, p. 675–688, 2014. DOI: 10.5902/1984686X14323. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/14323. Acesso em: 20 fev. 2021.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. (Obra original publicada em 1987b).

ELIAS, Norbert. Mozart: Sociologia de um Gênio. Trad. Sérgio Goes de Paula. Rio de Janeiro: Zahar, 1995. (Obra original publicada em 1991).

ELIAS, Norbert. Norbert Elias por ele mesmo. Trad. André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. (Obra original publicada em 1990).

ELIAS, Norbert. Teoria Simbólica. Trad. Paulo Valverde. Oeiras: Celta, 2002. (Obra original publicada em 1994).

ELIAS, Norbert. Escritos & ensaios: 1. Estado, processo, opinião pública. Trad. Sérgio Benevides. Rio de Janeiro. Zahar editor. 2006. (Obra original publicada em 1939).

ELIAS, Norbert. Introdução à sociologia. Trad. Maria Luísa Ribeiro Ferreira. Lisboa: Edições 70, 2014. (Obra original publicada em 1971).

FREITAS, Soraia Napoleão; PÉREZ, Susana Graziela Pérez Barrera. Altas Habilidades/Superdotação: respostas a 30 perguntas. Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades/Superdotação (AGAAHSD) - Porto Alegre: Redes, 2011.

FREITAS, Sorais Napoleão; PÉREZ, Susana Graziela Pérez Barrera. Altas Habilidades/Superdotação: Atendimento Especializado. Marília: ABPEE, 2012.

FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905). Trad. Jayme Salomão. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996a. v. 7, p. 119-229. (Trabalho original publicado em 1905)

FREUD, Sigmund. Escritores criativos e devaneios (1908). Trad. Jayme Salomão. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996b. v. 9, p. 133-143. (Trabalho original publicado em 1908)

FREUD, Sigmund. Leonardo da Vinci e uma lembrança da sua infância (1910). Trad. Jayme Salomão. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996c. v. 11, p. 69-141. Trabalho original publicado em 1910)

FREUD, Sigmund. Os instintos e suas vicissitudes (1915). Trad. Jayme Salomão. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996d, v. 14, p. 117-144. (Trabalho original publicado em 1915)

FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização (1930). Trad. Jayme Salomão. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Imago, 1996e. v. 21, p.67-148.

GAGNÉ, Françoys. Construindo o talento a partir da dotação: Breve visão do DMTG 2.0. Fev. 2009. Disponível em: https://gagnefrancoys.wixsite.com/dmgt-mddt/portuguese. Acesso em: 27 nov. 2022.

GAGNÉ, Françoys. From genes to talent: the DMGT/CMTD perspective. Revista de Educación, n. 368, april. /jun., 2015, p. 12-37. Disponível em:

https://www.researchgate.net/publication/281951734_From_genes_to_talent_the_DMGTCMTD_perspective. Acesso em: 23 nov. 2022.

GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. (2004). Introdução à metapsicologia freudiana: artigo de metapsicologia. v.3 Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

GUENTHER, Zenita Cunha. Centros comunitários para desenvolvimento de talentos - O CEDET.

Revista Educação Especial. Santa Maria/RS, v. 1, n. 30, p. 1-9, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4054. Acesso em: 08 mar. 2019.

GUENTHER, Zenita Cunha. Caminhos para desenvolver potencial e talento. Lavras: Editora Ufla, 2011.

GUENTHER, Z. C. Metodologia Cedet: caminhos para desenvolver potencial e talento. Revista Polyphonía, Goiânia/GO, v. 22, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/rp. v22i1.21211. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/21211. Acesso em: 27 nov. 2022.

KUPFER, Maria Cristina Machado. Freud e a Educação o mestre do impossível. 3ª ed. São Paulo: Scipione, 2006.

KUFTER, Maria Cristina Machado. Desejo de saber. 1990, 231 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Programa de Pós-graduação em Psicologia - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1990.

KUFTER, Maria Cristina Machado. Educação para o futuro: psicanálise e educação. 4ª ed. São Paulo: Escuta, 2013.

LAPLANCHE, Jean; PONTALIS, Jean B. Vocabulário de Psicanálise. Trad. Pedro Tamen. (4ª ed.) São Paulo: Martins Fontes, 2001.

LEÃO, Andréa Borges; FARIAS, Edson. Reinventar Norbert Elias. Sociedade e Estado, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 458–468, 2016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5678. Acesso em: 03 set. 2020.

Pérez, Susana Graciela Pérez Barrera. Altas habilidades/superdotação: uma larga brecha entre as letras do papel e o chão da escola. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 26, p. 176-197, 2021. DOI: 10.22481/aprender. i26.10043. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/10043. Acesso em: 24 nov. 2022.

RENZULLI, Joseph S. What makes giftedness? Re-examining a definition. Phi Delta Kappan, 60, 1978, 180-261.

RENZULLI, Joseph Salvatore. O que é esta coisa chamada superdotação, e como a desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos Educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil, vol. XXVII, n. 52, jan./abr., 2004, p. 75-131. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/848/84805205.pdf. Acesso em: 20 fev. 2022.

RENZULLI, Joseph Salvatore. The schoolwide enrichment model: a comprehensive plan for the

development of talents and giftedness. Revista Educação Especial, v. 27, n. 50, set./dez., 2014, p. 539-562. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/14285. Acesso em: 23 nov. 2022.

RENZULLI, Joseph. Reexaminando o papel da educação para superdotados e o desenvolvimento do

talento para o século XXI: Uma abordagem teórica em quatro paredes. In: VIRGOLIM, Ângela (Org.) Altas Habilidades/Superdotação: processos criativos, afetivos e desenvolvimento de potenciais. p.19-42. Curitiba: Juruá, 2018.

VIRGOLIM, Angela Mágda Rodrigues. Altas habilidades/superdotação: encorajando potenciais. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/altashab1.pdf. Acesso em: 12 mar. 2018.

VIRGOLIM, Angela Mágda Rodrigues. A contribuição dos instrumentos de investigação de Joseph Renzulli para a identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Revista Educação Especial, v. 27, n. 50, p. 581-610, set./dez. 2014. Santa Maria/RS. http://dx.doi.org/10.5902/1984686X14281. Disponível em: http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial. Acesso em: 24 nov. 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Santos, R. M. M. dos, & Sobrinho, R. C. . (2022). ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UMA VISÃO PSICANALÍTICA E SOCIOLÓGICA FIGURACIONAL. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (28), 254-271. https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11677