BREVE ENSAIO GENEALÓGICO SOBRE O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11755

Palavras-chave:

Currículo, Discurso, Ensino Médio Integrado

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar um ensaio genealógico da natureza histórica e discursiva sobre a educação profissional no Brasil, refletindo sobre a construção dos regimes de verdade do currículo do ensino médio integrado ofertado pelos Institutos Federais e as relações de poder estabelecidas nesse processo. As considerações apresentadas dialogam com as teorias pós-críticas do currículo e com o movimento pós-estruturalista ao problematizar algumas condições históricas e discursivas do currículo do ensino médio integrado e observar de que maneira padrões disciplinadores penetram na organização do conhecimento escolar. A argumentação foca no currículo como dispositivo de saber e poder e a ênfase nas repercussões das relações de poder e suas práticas discursivas. Ao dimensionar o tempo, com a marcação histórica do ensino médio integrado, não intencionamos demarcar itinerários históricos, mas os acontecimentos discursivos que se tornam significativos para esse exercício analítico e genealógico.

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Biografia do Autor

Reginaldo Santos Pereira, UESB

Doutor em Educação (UFSCar). Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sudoeste da Bahia (PPGEd). Linha de Pesquisa: Currículo, Práticas Educativas e Diferença. Coordenador do Grupo de Pesquisa CNPq: Infância, Educação e Contemporaneidade (GPIEC).

Judácia da Silva Pimentel Carvalho, Ifba

Mestra em Educação (UESB). Técnica em Assuntos Educacionais – IF Baiano.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Pereira, R. S., & da Silva Pimentel Carvalho, J. (2022). BREVE ENSAIO GENEALÓGICO SOBRE O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (28), 272-295. https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11755