A LITERATURA COMO INTERPRETAÇÃO DO BRASIL E DA AMÉRICA LATINA
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11831Palavras-chave:
Darcy Ribeiro, Antropologia, Literatura, Sociedade, BrasilResumo
Darcy Ribeiro foi um dos maiores intérpretes da sociedade brasileira. A literatura é um dos atalhos que o intelectual encontrou para pensar o Brasil e, por extensão, a América Latina. Em alguma medida, o antropólogo-ficcionista extrapola o texto ficcional dialogando diretamente com o contexto histórico, cultural e social que ele traçou em sua obra antropológica, criando uma espécie de romance de tese, para instigar novas reflexões sobre os problemas persistentes no país.
Downloads
Referências
BOM MEIHY, José Carlos Sebe. “Atalhos da estrada de Pasárgada ou diálogos de Maíra”. In: Civilização e exclusão: visões do Brasil em Érico Veríssimo, Euclides da Cunha, Claude Lévi-Strauss e Darcy Ribeiro. AGUIAR, Flávio; CHIAPPINI, Ligia. (Orgs.). São Paulo: Boitempo Editorial, 2001. p. 223-239.
CANDIDO, Antonio. “Mundos Cruzados”. In: RIBEIRO, Darcy. Maíra: um romance dos índios e da Amazônia. 21 ed. Rio de Janeiro: Record, 2007. p. 381-385.
FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala: formação da família brasileira sob o regime patriarcal. São Paulo: Global, 2013.
OLIVEIRA, Elise Aparecida de. Darcy Ribeiro ficcionista: leitura dos três romances pós-Maíra. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2019. Tese (Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada).
RIBEIRO, Darcy. Testemunho. São Paulo: Siciliano, 1990.
RIBEIRO, Darcy. Confissões. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
RIBEIRO, Darcy. Maíra: um romance dos índios e da Amazônia. 21. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.