LIÇÕES DE DARCY: DO MODERNISMO DO SÉCULO XX À PANDEMIA DO SÉCULO XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11832

Palavras-chave:

Darcy Ribeiro, ensaio, modernismo, indígena, educação

Resumo

O artigo analisa os motivos que fizeram o pensador indígena Ailton Krenak temer um metafórico segundo exílio de Darcy Ribeiro: se o primeiro foi político, após o Golpe Militar de 1964, o mais recente seria intelectual, pelo esquecimento de sua obra. Formula-se, como hipótese, que dois fatores ajudam a entender a ameaça de exílio do legado de Darcy Ribeiro: o primeiro é a forma de escrita ensaística e imaginativa dos seus livros, que desafia o cientificismo acadêmico; o segundo é o conteúdo modernista de seu projeto de Brasil, fundado na inclusão indígena e na educação, tal como sonhara Oswald de Andrade nos anos 1920 ao falar da dupla base com “a floresta e a escola”, o que desafia a história etnocida e ignorante que governou o país.

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Biografia do Autor

Pedro Duarte, PUC-Rio

Professor de Filosofia da PUC-Rio. Pesquisador da Faperj e do CNPq.

Referências

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

RIBEIRO, Darcy. Kadiwéu : Ensaios etnológicos sobre o saber, o azar e a beleza. Petrópolis: Vozes, 1980.

RIBEIRO, Darcy. Culturas e línguas indígenas do Brasil. Rio de Janeiro. Ed. Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, 1957.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Duarte, P. . (2022). LIÇÕES DE DARCY: DO MODERNISMO DO SÉCULO XX À PANDEMIA DO SÉCULO XXI. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (28), 161-169. https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11832