O desenvolvimento da competência leitora no aprendente TDAH na escola: uma ajuda estratégica em leitura de textos didáticos

Autores

  • Josilene Domingues Santos Pereira

Palavras-chave:

Competência Leitora, Funções Executivas, Texto Didático, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

Resumo

Este artigo, resultado de pesquisa bibliográfica, tem como objetivo reconhecer a relevância da abordagem cognitiva da leitura no desenvolvimento da competência leitora em crianças e adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Tal transtorno é caracterizado pelos sintomas de desatenção, impulsividade e hiperatividade e pode afetar consideravelmente o desempenho acadêmico dessas crianças e adolescentes em fase escolar, principalmente no que se refere à leitura e à escrita. Verificou-se que, em função de falhas na função executiva, esses escolares necessitam de ajuda estratégica em leitura para compreenderem os textos didáticos e, consequentemente, aprenderem os conteúdos neles veiculados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Domingues Santos Pereira, J. (2017). O desenvolvimento da competência leitora no aprendente TDAH na escola: uma ajuda estratégica em leitura de textos didáticos. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (16). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/2345