Foucault e a educação: comprometimentos e ambiguidades

Autores

  • Jorge Alberto da Costa Rocha
  • Aline Santana dos Santos

Palavras-chave:

Disciplina, Corpo, Saber, Norma, Ensino universitário

Resumo

O que caracteriza a educação para Foucault e, especificamente, o ensino universitário? O presente artigo visa discorrer sobre tal questão, buscando entender relações importantes como disciplina e corpo, saber, poder e norma, verdade e sujeito. A conclusão do trabalho tenta realçar as ambiguidades da educação em geral, ao buscar produzir sujeitos, e a ambiguidade específica do ensino universitário, servindo de veículo de exclusão social e, ao mesmo tempo, engendrando internamente um poder de crítica a este papel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Rocha, J. A. da C., & dos Santos, A. S. (2018). Foucault e a educação: comprometimentos e ambiguidades. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 1(14). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3044