VIOLÊNCIA: UMA FORMA DE EXPRESSÃO DA ESCOLA?

Autores

  • Marilena Ristum

Palavras-chave:

Violência escolar, Educação formal, Violência simbólica, Violência psicológica

Resumo

Coloca-se a questão da educação como base de ações efetivas no combate à violência e a própria conceituação de violência escolar. Muitos estudos apontam, na perspectiva de Bourdieu, que a principal violência promovida pela escola é a simbólica que, ao criar a possibilidade de consenso, é utilizada como forma de dominação. Alguns estudiosos sugerem que este conceito distancia-se das novas relações sociais que se estabelecem no mundo atual, propondo sua substituição pelo de violência psicológica. Pretende-se questionar a utilidade desses conceitos para a compreensão da violência e para a adequação das ações, surgidas desta compreensão, a serem empreendidas pela escola, no cenário da violência.

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Como Citar

Ristum, M. (2014). VIOLÊNCIA: UMA FORMA DE EXPRESSÃO DA ESCOLA?. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3054