VYGOTSKY, INTERACIONISMO SÓCIO-DISCURSIVO E ALFABETIZAÇAO DE ADULTOS: INTERFACES TEÓRICAS E REFLEXÕES SOBRE A AÇÃO PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
Sócio-interacionismo, Discurso, AlfabetizaçãoResumo
Tendo como base o interacionismo sócio-histórico de Vygotsky, revisitado pelas pesquisas de JeanPaul Bronckart sobre o interacionismo sócio-discursivo, aborda-se neste texto a construção da escrita enquanto constituída dentro de formações discursivas que atravessam os sujeitos historicamente formados. Fruto da ação interacional do sujeito histórico, a aquisição da língua escrita – particularmente, a alfabetização de adultos –, será, então, abordada como veio de discursividade emergente, e a ação pedagógica, assim concebida, como um espaço de fazer reflexivo do aluno e do professor
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Nascimento Moraes de Santa, L. R. (2014). VYGOTSKY, INTERACIONISMO SÓCIO-DISCURSIVO E ALFABETIZAÇAO DE ADULTOS: INTERFACES TEÓRICAS E REFLEXÕES SOBRE A AÇÃO PEDAGÓGICA. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3061
Edição
Seção
ARTIGOS