A INVESTIGAÇÃO COM CRIANÇAS: ESPECIFICIDADES TEÓRICO-METODOLÓGICAS

Autores

  • Herculano Ricardo Campos
  • Rosangela Francischini

Palavras-chave:

Infância-conceito, Desenvolvimento, Infância-pesquisa

Resumo

As opções teórico-metodológicas em pesquisa com crianças são determinadas pela compreensão dos significados atribuídos ao conceito de infância. Dessa forma, no campo “psi”, a crença no caráter “natural” do desenvolvimento ou a adoção de uma perspectiva sócio-histórica engendra procedimentos de pesquisa diferenciados. A primeira acaba construindo um sujeito universal, sem história e sem cultura. Este trabalho procura problematizar essa visão naturalista da infância, compreendendo que as opções do pesquisador são determinadas e determinam a construção do conceito de infância.

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Como Citar

Ricardo Campos, H., & Francischini, R. (2014). A INVESTIGAÇÃO COM CRIANÇAS: ESPECIFICIDADES TEÓRICO-METODOLÓGICAS. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3063