A disciplina de filosofia nos cursos superiores de administração: uma análise institucional

Autores

  • Sérgio Eduardo F. Vieira
  • Maria Eugênia Castanho

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem em Administração, Filosofia., Consciência neoliberal

Resumo

Este presente trabalho resulta de um estudo realizado em um
curso de Administração, verificando a relação e consequentemente o papel da
disciplina de Filosofia na formação de jovens estudantes de uma Instituição de
Ensino Superior no interior do estado de São Paulo, que propaga qualidade de
ensino diferenciada, formando, segundo os veículos de divulgação da própria
Instituição, a elite profissional para o mercado de trabalho. O estudo analisa a
função que a disciplina de Filosofia recebe ao ser inserida na grade curricular
de um curso fora do universo puro da reflexão epistemológica, enfrentando os
desafios da atividade prática e dinâmica da administração. A pesquisa contou
com uma metodologia qualitativa, reunindo um estudo bibliográfico sobre o
tema, aplicação de questionários semi-estruturados pertinentes à visão discente
ante a proposta pedagógica da instituição. O estudo está focado na análise
dos dados levantados com base na proposta de um ensino de excelência,
contextualizando o pensar filosófico, nas realidades contraditórias e desiguais
do mercado e das políticas que regem as relações administrativas.

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Como Citar

Vieira, S. E. F., & Castanho, M. E. (2014). A disciplina de filosofia nos cursos superiores de administração: uma análise institucional. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 1(12). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3110