A agressividade na concepção de Winnicott e suas implicações para a Educação Infantil

Autores

  • Iza Rodrigues da Luz

Palavras-chave:

Agressividade, Educação Infantil, Winnicott

Resumo

Neste artigo, apresenta-se a agressividade na concepção de D.
W. Winnicott, reconhecendo-a como uma ferramenta que pode auxiliar na
consolidação e no fortalecimento da Educação Infantil. Ao descrever o
entendimento de Winnicott sobre a agressividade e caracterizar a Educação
Infantil no Brasil, pretende-se contribuir para a conscientização da necessidade
de ampliar a oferta da Educação Infantil e para a reflexão sobre as práticas
adotadas nas instituições brasileiras, apontando a importância de que a criança
seja reconhecida como sujeito singular, com modos próprios de ação que
merecem ser respeitados e incentivados nos diversos contextos em que vive.
O reconhecimento da agressividade como um comportamento saudável é
visto pela autora como fator que fortalece a necessidade de construir práticas
educativas de melhor qualidade, que atendam às atribuições legais, estabelecidas
pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), de promover
o desenvolvimento integral das crianças.

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Como Citar

da Luz, I. R. (2018). A agressividade na concepção de Winnicott e suas implicações para a Educação Infantil. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 2(11). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3120