O início das vivências escolares: contribuições da obra do psicanalista D. W. Winnicott

Autores

  • Maria José Ribeiro

Palavras-chave:

Educação infantil, Início da escolarização, Desenvolvimento emocional, Psicanálise winnicottiana

Resumo

Este trabalho trata de algumas contribuições da teoria psicanalítica
de D. W. Winnicott para a educação de crianças pequenas, especialmente
no início do processo de escolarização. Buscou-se refletir sobre como a
participação das crianças em instituições destinadas à educação infantil tem
sido uma oportunidade importante de extensão da instituição familiar para
outros agrupamentos sociais mais amplos, destacando-se algumas idéias do
autor relacionadas a essa transição e a importância do papel do professor no
amadurecimento emocional da criança. Essa temática ilustra possibilidades
fornecidas pela obra de Winnicott para a elucidação de questões relativas ao
ensino e aprendizado, e traz subsídios úteis à reflexão acerca da importância
da preparação das instituições educacionais destinadas ao cuidado das crianças
pequenas, inclusive no que se refere à prevenção de dificuldades escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Ribeiro, M. J. (2018). O início das vivências escolares: contribuições da obra do psicanalista D. W. Winnicott. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 2(11). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3122