Análise do desenvolvimento de conceitos científicos sobre a Teoria da Evolução das Espécies: uma perspectiva Vygotskiana

Autores

  • Douglas Verrangia Correa da Silva

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Vygotski, Conceitos científicos, Evolução das espécies

Resumo

Este artigo descreve uma investigação finalizada, em nível de
mestrado, em que foi analisado o desenvolvimento de conceitos científicos de
alunos participantes de uma intervenção de ensino sobre a temática “Evolução
das Espécies”, que, de forma articulada, visou estimular o raciocínio dos alunos
e interferir em suas idéias, além de ser apoiada por um instrumento de ensino.
Baseando-nos na perspectiva de Vygotski sobre o desenvolvimento dos
conceitos científicos e cotidianos pelo indivíduo, pudemos caracterizar o
desenvolvimento conceitual dos participantes durante a intervenção. Foi possível
concluir que a aprendizagem de conceitos científicos pode ser analisada do
ponto de vista do desenvolvimento conceitual, com contribuições importantes
para a prática docente relacionada ao ensino de Ciências, no sentido de favorecer
de forma significativa a aprendizagem dos estudantes. Essa análise também
fornece subsídios para a compreensão das dificuldades de aprendizagem de
conceitos científicos apresentadas por estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

da Silva, D. V. C. (2018). Análise do desenvolvimento de conceitos científicos sobre a Teoria da Evolução das Espécies: uma perspectiva Vygotskiana. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 2(9). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3145