Análise do desenvolvimento de conceitos científicos sobre a Teoria da Evolução das Espécies: uma perspectiva Vygotskiana
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Vygotski, Conceitos científicos, Evolução das espéciesResumo
Este artigo descreve uma investigação finalizada, em nível de
mestrado, em que foi analisado o desenvolvimento de conceitos científicos de
alunos participantes de uma intervenção de ensino sobre a temática “Evolução
das Espécies”, que, de forma articulada, visou estimular o raciocínio dos alunos
e interferir em suas idéias, além de ser apoiada por um instrumento de ensino.
Baseando-nos na perspectiva de Vygotski sobre o desenvolvimento dos
conceitos científicos e cotidianos pelo indivíduo, pudemos caracterizar o
desenvolvimento conceitual dos participantes durante a intervenção. Foi possível
concluir que a aprendizagem de conceitos científicos pode ser analisada do
ponto de vista do desenvolvimento conceitual, com contribuições importantes
para a prática docente relacionada ao ensino de Ciências, no sentido de favorecer
de forma significativa a aprendizagem dos estudantes. Essa análise também
fornece subsídios para a compreensão das dificuldades de aprendizagem de
conceitos científicos apresentadas por estudantes.