Dificuldades de aprendizagem em adultos: a teoria das defasagens cognitivas

Autores

  • Tania Scuro Mendes

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Teoria piagetiana, Defasagens cognitivas

Resumo

O adulto, como sujeito cognitivo, exercendo determinadas estruturas
cognitivas em campos específicos, relacionadas às áreas de estudo e de atuação
profissional, pode não generalizar algumas dessas estruturas de modo a aplicálas
formalmente a todas as situações-problema com as quais se depara, não
conseguindo ultrapassar limites de condutas operatórias concretas, segundo a
teoria psicogenética de Piaget. Desse modo, o adulto pode evidenciar defasagens
cognitivas que se refletem nas formas de inserção social, nos interesses,
significados sociais das atividades, especializações profissionais. São analisadas
as implicações dessas defasagens em contextos de EJA e como as interações
educativas podem auxiliá-lo na superação das mesmas.

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Como Citar

Mendes, T. S. (2018). Dificuldades de aprendizagem em adultos: a teoria das defasagens cognitivas. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 2(9). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3147