Formação psicopedagógica e dificuldades de aprendizagem

Autores

  • Karina Perez Guimarães
  • Eliane Giachetto Saravali

Palavras-chave:

Dificuldades de aprendizagem, Psicopedagogia

Resumo

O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa que investiga as
idéias e concepções de psicopedagogos em relação às dificuldades de
aprendizagem. Os sujeitos participantes são 52 estudantes dos cursos de
Psicopedagogia de instituições particulares do interior do estado de São Paulo
e Minas Gerais. Todos responderam a um questionário contendo nove questões
discursivas. Apresentaremos aqui os dados referentes a três delas: 1) Como
você se sente em relação ao aluno com dificuldade de aprendizagem? Que
sentimentos ele desperta em você? 2) Na sua opinião, o que é imprescindível
para que um aluno aprenda? 3) Que outros fatores você considera importante
para o sucesso da aprendizagem? Os dados obtidos a partir das respostas foram
categorizados segundo a análise de conteúdo e análise estatística simples. Os
principais resultados indicam que os futuros psicopedagogos demonstram
dificuldade em considerar os inúmeros aspectos envolvidos na situação de
ensino e aprendizagem, culpando ou os alunos ou os próprios docentes. Há
também, em grande parte dos sujeitos, um sentimento de impotência e incapacidade de ação diante de um aluno que não aprende. Estes dados iniciais
apresentam as idéias e concepções que futuros profissionais têm e chamam a
atenção para a importância da discussão destes temas nos cursos de formação
de psicopedagogos.

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Como Citar

Guimarães, K. P., & Saravali, E. G. (2018). Formação psicopedagógica e dificuldades de aprendizagem. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 2(9). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3153