A pesquisa na escola com crianças pequenas1: desafios e possibilidades

Autores

  • Reginaldo Santos Pereira
  • Myrtes Dias da Cunha

Palavras-chave:

Crianças pequenas, Instrumentos metodológicos, Pesquisa qualitativa

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre uma definição epistemológica
e metodológica para o trabalho investigativo com crianças pequenas,
considerando que a produção de conhecimentos sobre tais sujeitos, no espaçotempo
da escola, requer uma metodologia de pesquisa que permita e valorize
a participação direta do pesquisador no contexto em que a pesquisa se realiza.
Tal participação torna-se fundamental para conhecer o dito e o não-dito nas
relações estabelecidas entre crianças, entre elas e os adultos e, assim, é tentar
evitar produzir uma interpretação errônea ou inadequada da realidade
investigada. Portanto, apresentamos a epistemologia qualitativa como requisito
essencial para o desenvolvimento desta tarefa e consideramos que a
diversificação e combinação de instrumentos e técnicas podem ajudar a elucidar
hipóteses, questões ou a problemática da pesquisa referente às crianças.

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Como Citar

Pereira, R. S., & da Cunha, M. D. (2018). A pesquisa na escola com crianças pequenas1: desafios e possibilidades. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 1(8). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3161