O PENSAMENTO COMPLEXO E AS IMPLICAÇÕES DA TRANSDISCIPLINARIDADE PARA A PRÁXIS PEDAGÓGICA

Autores

  • Ana Lina Cherobini
  • Celso José Martinazzo

Palavras-chave:

Complexidade, Educação, Transdisciplinaridade

Resumo

Este artigo aborda aspectos referentes às formas como o paradigma cartesiano moderno influenciou e estruturou os sistemas educacionais atuais. Baseado nos pressupostos de Edgar Morin, apresenta argumentos que contribuem para a construção de uma nova forma de se ver e se pensar a educação, com vistas a uma racionalidade complexa. O artigo aponta para a necessidade de serem adotadas práticas transdisciplinares a partir da superação da fragmentação dos saberes, da simplificação da produção do conhecimento e da hiperespecialização.

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Como Citar

Lina Cherobini, A., & José Martinazzo, C. (2018). O PENSAMENTO COMPLEXO E AS IMPLICAÇÕES DA TRANSDISCIPLINARIDADE PARA A PRÁXIS PEDAGÓGICA. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (5). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3187

Edição

Seção

EDUCAÇÃO, COMPLEXIDADE E PESQUISA