PEDAGOGIA DA APORIA: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO NA OBRA DE JACQUES DERRIDA

Autores

  • André de Barros Borges

Palavras-chave:

Desconstrução, Aporia, Educação

Resumo

Este artigo mostra, através da desconstrução, que o conceito de educação não possui um substrato básico ou um caráter essencial. Por isso, ao analisar a educação sob a perspectiva da desconstrução, temos que compreender como se dá o olhar desconstrutor. Tal olhar se desenvolve a partir da idéia de aporia que, para nós, é o ponto fundamental da estratégia desconstrucionista. A aporia se dá em termos do tempo e da lei e, para compreendermos isto, mostraremos a leitura que Derrida faz da declaração de independência dos Estados Unidos. Depois, analisaremos a educação no plano da Universidade, mostrando como Derrida questiona o conceito tradicional de educação, que é marcado pela tentativa obcecada de se livrar das aporias. Derrida confere às ciências humanas, e em especial à filosofia, a responsabilidade de pensar questões sobre a educação. Desta forma, pensaremos a educação a partir de suas fronteiras e limites e, também, a partir da posição que a filoso

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Como Citar

de Barros Borges, A. (2018). PEDAGOGIA DA APORIA: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO NA OBRA DE JACQUES DERRIDA. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (6). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3195

Edição

Seção

DOSSIÊ-RAZÃO E CRÍTICA DA RAZÃO: Aspectos Pedagógicos