INFÂNCIA, BRINCAR E MEMÓRIA DE INFÂNCIA EM WALTER BENJAMIN: CATEGORIAS DE ESTUDO PASSÍVEIS DE ASSOCIAÇÃO À FORMAÇÃO E À PRÁTICA DOCENTE LIGADAS À INFÂNCIA NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Claudia Ximenez Alves

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.v0i19.4494

Resumo

Propõe-se neste ensaio apresentar reflexões do pensador Walter Benjamin, buscando explicitar e refletir, especialmente a partir dos ensaios reunidos na Antologia Reflexões sobre a Criança, o Brinquedo e a Educação (2009) e Infância Berliniense por volta de 1900 (1987), sobre a memória, a infância e o brincar como categorias de estudo passíveis de associação à formação e à prática docente ligadas à infância no contexto contemporâneo. Compreende-se que os conceitos benjaminianos mostram-se fecundos para o campo da Educação, especialmente para aqueles que investigam a infância, tornando possível a construção de novas percepções e concepções sobre suas relações com o brincar.

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Publicado

2018-12-11

Como Citar

Ximenez Alves, C. (2018). INFÂNCIA, BRINCAR E MEMÓRIA DE INFÂNCIA EM WALTER BENJAMIN: CATEGORIAS DE ESTUDO PASSÍVEIS DE ASSOCIAÇÃO À FORMAÇÃO E À PRÁTICA DOCENTE LIGADAS À INFÂNCIA NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (19). https://doi.org/10.22481/aprender.v0i19.4494

Edição

Seção

ARTIGOS