Entre l’échec et l’excès d’une autorité sans repères

Autores

  • Marília Etienne Arreguy Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.v0i22.6060

Palavras-chave:

autoridade, supereu, mal-estar, psicanálise, educação

Resumo

O presente ensaio versa sobre a noção de autoridade a partir de uma concepção psicanalítica estendida. O cerne da argumentação vai de encontro à tentativa de pensar o conceito filosófico de autoridade, uma vez que este se mostra opaco e limitado para compreender a autoridade enquanto fato encarnado culturalmente determinado. A estrutura autoritária, verticalizada, contraditoriamente combinada ao imperativo do gozo, idealizado pela sociedade, transtorna o exercício político e pré-político de uma autoridade mais horizontal e efetiva. Levando em conta a noção de compulsão à repetição, todo exercício da autoridade é originalmente contaminado, ou seja, é passível de contaminação por uma autoridade arcaica, tirânica e superegóica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Arreguy, M. E. (2019). Entre l’échec et l’excès d’une autorité sans repères. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (22), 11-21. https://doi.org/10.22481/aprender.v0i22.6060