A autoridade, o laço grupal e a construção de caminhos possíveis
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.v0i22.6062Palavras-chave:
Hannah Arendt, autoridade, psicanálise, educação, totalitarismoResumo
Este trabalho revisita o ensaio de Hannah Arendt ‘O que é autoridade?’, enfatizando o esforço da autora de restabelecer uma autoridade na modernidade calcada no Esclarecimento. Busca também relacioná-lo às reflexões freudianas acerca da autoridade e da educação, tentando mostrar aproximações e diferenças no pensamento dos dois autores sob o pano de fundo do perigo contemporâneo de uma reemergência do totalitarismo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-31
Como Citar
MONTES, Fernanda Ferreira. A autoridade, o laço grupal e a construção de caminhos possíveis. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 22, p. 22–30, 2019. DOI: 10.22481/aprender.v0i22.6062. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/6062. Acesso em: 5 jul. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS