Percepções de docentes do ensino superior sobre a inclusão de acadêmicos com deficiência

Autores

  • Mircéia Rosecler Schmit Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Moises Romanini Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.v0i23.7324

Palavras-chave:

Pessoas com deficiência, Inclusão, Barreiras Atitudinais, Ensino Superior

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi de compreender a percepção dos docentes sobre alunos com deficiência em sala de aula em relação às barreiras atitudinais e ao uso de recursos pedagógicos adaptativos. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário elaborado com perguntas mistas e a análise de dados foi feita por meio de uma descrição estatística e uma análise temática de conteúdo. Os resultados sobre as percepções dos docentes na inclusão de alunos com deficiência no ensino superior mostram que é necessária a conscientização sobre as barreiras atitudinais dos professores, de modo a melhorar o processo de inclusão escolar. Uma das sugestões de melhoria é uma capacitação semestral ou anual sobre a existência de barreiras atitudinais para que os docentes possam dispor de novas maneiras de atuar com as pessoas com deficiência, seja em sala de aula ou em outros ambientes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mircéia Rosecler Schmit , Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduação em Psicologia na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Moises Romanini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Psicologia Social e Institucional (UFRGS), Professor Adjunto do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

2020-09-05

Como Citar

Schmit , M. R. ., & Romanini, M. . . (2020). Percepções de docentes do ensino superior sobre a inclusão de acadêmicos com deficiência . APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (23), 133-152. https://doi.org/10.22481/aprender.v0i23.7324