CAMPO E HEGEMONIA: PROXIMIDADES ENTRE BOURDIEU E GRAMSCI E A ANÁLISE DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i26.7734

Palavras-chave:

Bourdieu, Gramsci, Educação, Habitus de classe, Hegemonia

Resumo

O artigo discute as possibilidades de articulação entre as abordagens teóricas de Pierre Bourdieu e Antonio Gramsci para a análise das sociedades modernas. São comentados conceitos centrais de Bourdieu como campo social e habitus de classe bem como o de hegemonia de Antonio Gramsci, verificando-se a presença de elementos que permitem interrelacionar seus conceitos, ainda que os dois autores tenham orientações teóricas díspares, abrindo novas perspectivas de análise.

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Biografia do Autor

Máximo Augusto Campos Masson, UFRJ / UFRRJ

Bacharel e licenciado em ciências sociais (UFRJ), mestre em ciências sociais (UFRJ), doutor em educação (UFRJ), com estágio de pós-doutorado em educação (USP). Professor Associado da UFRJ e do Programa de Pós-graduação em Educação, Contemporaneidades e Demandas Populares da UFRRJ.

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

Masson, M. A. C. (2021). CAMPO E HEGEMONIA: PROXIMIDADES ENTRE BOURDIEU E GRAMSCI E A ANÁLISE DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (26), 247-265. https://doi.org/10.22481/aprender.i26.7734