THOR - UMA ABORDAGEM CONTEMPORÂNEA DO BILDUNGSROMAN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i24.7744

Palavras-chave:

Cinema, Super-heróis, Bildungsroman

Resumo

No presente artigo foram analisados os filmes “Thor” (2011) e “Thor: Mundo Sombrio” (2013), verificando influências e semelhanças com o processo de formação da experiência vivenciada no movimento literário alemão, o Bildungsroman (Romance de Formação). A partir da obra “Os anos de aprendizagem de Wilhelm Meister”, do escritor alemão Johann W. Von Goethe, observamos a importância da formação do caráter, da moral, nessa personagem, e seus reflexos para a formação dos leitores e, no caso dos filmes de super-heróis, dos espectadores.

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Biografia do Autor

Diogo Henrique Feliciano de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Licenciado em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Ensino Médio na cidade de Petrópolis.

Leonardo Maia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor de Filosofia da Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

2020-12-14

Como Citar

Feliciano de Oliveira, D. H. ., & Maia, L. . (2020). THOR - UMA ABORDAGEM CONTEMPORÂNEA DO BILDUNGSROMAN. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (24), 26-41. https://doi.org/10.22481/aprender.i24.7744