THOR - UMA ABORDAGEM CONTEMPORÂNEA DO BILDUNGSROMAN

Autores

Palavras-chave:

Cinema, Super-heróis, Bildungsroman

Resumo

No presente artigo foram analisados os filmes “Thor” (2011) e “Thor: Mundo Sombrio” (2013), verificando influências e semelhanças com o processo de formação da experiência vivenciada no movimento literário alemão, o Bildungsroman (Romance de Formação). A partir da obra “Os anos de aprendizagem de Wilhelm Meister”, do escritor alemão Johann W. Von Goethe, observamos a importância da formação do caráter, da moral, nessa personagem, e seus reflexos para a formação dos leitores e, no caso dos filmes de super-heróis, dos espectadores.

Biografia do Autor

Diogo Henrique Feliciano de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Licenciado em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Ensino Médio na cidade de Petrópolis.

Leonardo Maia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor de Filosofia da Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Referências

CAMPBELL, Joseph. O herói das mil faces. São Paulo: Cultrix, 1989, 11ª reimpr.

DRUMMOND, Adriano Lima. O Batman de Christopher Nolan: formação e deformação do super-herói, Teresina: Revista Desenredos, 2011.

FRANCHINI, A.S. e SEGANFREDO, Carmen. As melhores histórias da mitologia nórdica. Porto Alegre: Artes e Ofícios Editora, 2014, 13ª ed.

GOETHE. J.W, Os anos de aprendizagem de Wilhelm Meister, tradução de Nicolino Simone Neto, São Paulo, Ed.34, 2006.

HOWE, Sean. Marvel Comics -- A História Secreta; Tradução: Érico Assis. São Paulo, LeYa, 2013.

IRWIN, Willian (coord.). Super – Heróis e a Filosofia: Verdade, justiça e o caminho socrático. Tradução: Marcos Malvezzi Leal. São Paulo: Madras, 2005.

IRWIN, Willian. Batman e a Filosofia: O Cavaleiro das Trevas da Alma. São Paulo: Madras, 2008.

LIEBEER, Larry e LEE Stan. “JOURNEY INTO MYSTERY (1952) #83”, 2007. Disponível em: <http://marvel.com/comics/issue/9779/journey_into_mystery_1952_83/> Acesso em: 27/10/2015.

MAAS, Wilma Patricia Marzari Dinardo. O cânone mínimo: o Bildungsroman na história da literatura. São Paulo: UNESP, 1999.

MAIA, Leonardo e ANDRADE, Pedro Duarte de. O Wilhelm Meister de Goethe: o romance de formação e a formação como poética. Rapsódia - almanaque de filosofia e arte. São Paulo: USP.

MAZZARI, Marcus Vinicius, Apresentação: Os anos de aprendizagem de Wilhelm Meister, tradução de Nicolino Simone Neto. São Paulo: Ed.34, 2006.

MIRANDOLA, Pico dela. A dignidade do homem. São Paulo: Edições GRD, 1988.

MORRISON, Grant. Superdeuses. tradução Érico Assis. São Paulo: Seoman, 2012.

THOR. Direção Kenneth Branagh. EUA: Marvel Studios, 2005.

A VOLTA do incrivel Hulk. Direção Nicholas Correa. EUA: New world Televison e B&B Productions, 1988.

WESCHENFELDER, Gelson Vanderlei, Os Super-heróis e esta tal de filosofia. Porto Alegre: REI, 2012.

Downloads

Publicado

2020-12-14