SAITAMA E O ENIGMA DO MESTRE

Autores

Palavras-chave:

Mestre, Enigma, Filosofia da Educação, Sócrates, One-Punch Man

Resumo

O presente trabalho busca analisar, a partir de uma perspectiva filosófica, o herói Saitama, personagem principal da série de anime e mangá One-Punch Man, sua busca por ser um herói e o seu papel como mestre do ciborgue Genos. À primeira vista, dizer que a relação entre eles constitui de fato a de um mestre e um discípulo, parece um tanto exagerada: apesar de ser visto assim por Genos, Saitama não acredita que tenha qualquer conhecimento a ensinar para o seu autointitulado discípulo. Além disso, apesar de toda sua força, Saitama é atormentado constantemente por um tédio profundo, resultado da incapacidade de encontrar novos desafios como herói. No entanto, acreditamos haver mais em Saitama do que apenas “o herói mais forte”. Ao nos voltarmos para nossa história, vemos que um dos maiores mestres da humanidade também acreditava nada saber: o Sócrates apresentado por Platão afirmava, constantemente, sua própria ignorância. Resta a pergunta: como pode a figura do mestre, representação própria do saber humano, ser ligada a homens que só reconhecem nada saber, e no caso específico de Saitama, nada ter a ensinar?

 

Biografia do Autor

Danilo Bantim Frambach, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui doutorado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Adjunto de Filosofia da Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Referências

CASTORIADIS, Cornelius. «Paixão e Conhecimento», In :Encruzilhadas do labirinto / 5: feito e a ser feito. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

JAEGER, Werner. Paideía. A Formação do Homem Grego. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

PLATÃO. Protágoras – Górgias – O Banquete – Fedão, Tradução de Carlos Alberto Nunes, Universidade do Pará, 1980.

ONE & YUSUKE M. One-Punch Man, Editora Panini Brasil Ltda. Brasil, Vol. 1-21, 2016-2020.

RANCIÈRE, Jacques. O Mestre Ignorante – cinco lições sobre a emancipação intelectual, Tradução de Lílian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

VALLE, Lílian do. Os enigmas da educação: a Paidéia democrática entre Platão e Castoriadis. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

Downloads

Publicado

2020-12-14