UTILIZAÇÃO DA SÉRIE ANIMADA “THE LAST AIRBENDER” E “LEGEND OF KORRA” COMO ALICERCE DE UMA PRÁTICA DOCENTE INCLUSIVA

Autores

Palavras-chave:

série animada, prática docente, inclusão

Resumo

A ampliação dos debates sobre inclusão tem trazido uma maior inserção e participação de grupos
historicamente marginalizados em diversas mídias e ambientes sociais. Além disso, esses debates frequentemente
discutem como esses grupos são simbolizados e representados. Este artigo analisa o engajamento de participantes
em utilizar recursos como séries animadas em sua prática pedagógica trazendo questões que permeiam a
representação desses grupos. O ponto de partida originou-se em uma palestra virtual em que a série animada de

televisão Avatar: The Last Airbender foi usada como tema gerador. Em seguida, procedeu-se a uma pesquisa quali-
quantitativa exploratória com a participação de docentes e graduados, - que compartilharam suas percepções sobre a representatividade, quanto à sua importância e implicações - como base para uma reflexão sobre sua prática
docente. Utilizando textos selecionados para discutir o assunto, constatou-se que todos reconheceram a relevância
do tema e se posicionaram favoravelmente ao uso desse tipo de mídia em sua prática docente. Porém, declaram
que suas ações seriam limitadas por um currículo rígido ou pelo excesso de tempo que seria necessário para a
execução de tal proposta.

Biografia do Autor

Anderson Rodrigues Ramos, UFRJ

 Licenciado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de Coimbra (UC) e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química (PEQui/UFRJ). Professor da rede pública estadual do estado de Minas Gerais. Pesquisador-colaborador do Grupo Interinstitucional e Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências (GIMEnPEC/UFRJ) e do Grupo Interdisciplinar em Eletroquímica, Educação, Saúde, Artes e Ambiente (GIEESAA/UFRJ).

Pedro Antonio dos Santos Bonfim Gonçalves, UFRJ

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFRJ).

Priscila Tamiasso-Martinhon, UFRJ

Doutora em Ciências, UFRJ. Docente do Curso de Especialização em Ensino de Química (CEEQuim/ UFRJ); do PROFQUI/ UFRJ e do PEQui/ UFRJ. Pesquisadora do GIEESAA/ UFRJ e do NAB/ UFF. Coordenadora do Grupo Interinstitucional e Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências (GIMEnPEC/ UFRJ).

Angela Sanches Rocha, UERJ

Doutora em Ciências, UFRJ. Docente do DFQ/IQ/UERJ, do Curso de Pós-graduação em Química da UERJ
(PPGQ/UERJ) e do PROFQUI/ UFRJ. Pesquisadora do GIEESAA/UFRJ e do NAB/UFF.

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Publicado

2020-12-14