ADOLESCÊNCIA, DESENVOLVIMENTO MORAL E EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DO DESENHO ANIMADO CAVERNA DO DRAGÃO

Autores

Palavras-chave:

Desenvolvimento moral, adolescência, valores, desenho de animação

Resumo

O texto apresenta os resultados de uma pesquisa com foco no desenvolvimento moral do adolescente. O desenho animado Caverna do Dragão foi tomado como objeto de estudo, a partir do qual, por meio das ações expressas por seus personagens nos episódios, buscamos os subsídios necessários para a construção de uma reflexão a respeito de como o adolescente vivencia, em seu cotidiano, os mais diversos dilemas morais, e os meios que aplica no enfrentamento e resolução dessas questões. Após a análise dos dados, realizou-se uma aproximação dessa proposta com o contexto escolar, buscando construir estratégias de atuação na escola.

Biografia do Autor

Lucian da Silva Barros, SENAC-SP

Mestre em educação pela USCS; Psicólogo formado pela UNISANTOS; Especialista em Ética, valores e cidadania na escola pela USP; Professor do SENAC-SP.

Referências

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Federal 8.069 de 13 de Julho de 1990.

CARRAMILLO-GOING, Luana. Contos para escrever-se: alfabetização por meio dos contos de fadas folclóricos, com base em Jean Piaget e Bruno Bettelheim. 1994. 388 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Saúde). Instituto Metodista de Ensino Superior. São Bernardo do Campo.

COMTE-SPONVILLE, André. Pequeno tratado das grandes virtudes. São Paulo: Martins Fontes, 1999. 225 p.

D´AUREA-TARDELI, Denise. Moral e ética - Preceitos e princípios. São Paulo: Duetto. Viver mente e cérebro - Coleção: O olhar adolescente, 2007, v. 1, n. 4. 22-29 pp.

D´AUREA-TARDELI, Denise. Solidariedade e Projeto de Vida - a construção da personalidade moral do adolescente. Campinas: Mercado de Letras, 2011. 149 p.

KOLLER, Silvia Helena. BERNARDES, Nara M. G. Desenvolvimento moral pró-social: semelhanças e diferenças entre os modelos teóricos de Eisenberg e Kohlberg. Estudos de Psicologia, 1997, v. 2, n. 1. 223-262 pp.

LA TAILLE, Yves de. Vergonha, a ferida moral. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.287 p.

LA TAILLE, Yves de. A importância da generosidade no início da gênese da moralidade na criança. Psicologia: Reflexão e Crítica, 2006a, v. 19, n. 1. 9-17 pp.

LA TAILLE, Yves de. Moral e ética: dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre: Artmed, 2006b. 150 p.

LIMA, Anne E. O. A ética e o ensino infantil: o desenvolvimento moral na pré-escola. 2003. 154f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista, Marília, SP/Brasil.

MENIN, Maria Suzana de Stefano. Desenvolvimento moral, in: MACEDO, Lino de. (org). Cinco estudos de educação moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996. 209 p. 37-104 pp.

PIAGET, Jean. O juízo moral na criança. 2 ed. São Paulo: Summus editorial, 1994. 302 p.

PUIG, Josep Maria. Práticas Morais – uma abordagem sociocultural da Educação Moral. São Paulo: Editora Moderna, 2004.

VIDIGAL, Sônia Maria Pereira. Formação da personalidade ética: as contribuições de Kohlberg e van Hiele. 2011. 143 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de São Paulo. São Paulo.

Downloads

Publicado

2020-12-14