A ÉTICA EM STEVEN UNIVERSE: UM MODO DE TRANSVERSALIZAR A IDENTIDADE ATRAVÉS DO HERÓI
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i24.7780Palavras-chave:
Identidade, identificação, desenho animado, formação de professoresResumo
Este artigo discute a possibilidade de uma narrativa de ficção proporcionar o desenvolvimento de conhecimentos em valores humanos, através da narrativa do herói. Diante disso, o objetivo principal perseguido foi discutir a viabilidade da mediação do texto de animação, através de seu herói (personagem principal) na construção de valores em sala de aula. Tomamos como mote de discussão a animação Steven Universe, a qual oferece mediação de significados concernentes a temas que transversalizam a aprendizagem, principalmente tratando-se de ideologias de minorias. Para as discussões aqui levantadas, apresentamos um estudo do documento fílmico, através do recorte de um episódio, privilegiando a abordagem sobre ética, cidadania e justiça, considerando as orientações governamentais através dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Para tanto, foram considerados textos sobre educação amparados em Freire (1980) e discussões sobre identidade e identificação, principalmente com Bettelheim e Lacan. Na sala de aula, a discussão ética é possível dentro da reflexão: “e se fosse eu no lugar do herói, o que faria”? Essa é uma dinâmica que esses autores indicam – incluindo o episódio do próprio Steven discutido aqui – para que haja a reflexão ética e estética da obra dentro da escola, viabilizada por um desenho animado, de forma criativa e lúdica.
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