A ÉTICA EM STEVEN UNIVERSE: UM MODO DE TRANSVERSALIZAR A IDENTIDADE ATRAVÉS DO HERÓI

Autores

Palavras-chave:

Identidade, identificação, desenho animado, formação de professores

Resumo

Este artigo discute a possibilidade de uma narrativa de ficção proporcionar o desenvolvimento de conhecimentos em valores humanos, através da narrativa do herói. Diante disso, o objetivo principal perseguido foi discutir a viabilidade da mediação do texto de animação, através de seu herói (personagem principal) na construção de valores em sala de aula. Tomamos como mote de discussão a animação Steven Universe, a qual oferece mediação de significados concernentes a temas que transversalizam a aprendizagem, principalmente tratando-se de ideologias de minorias. Para as discussões aqui levantadas, apresentamos um estudo do documento fílmico, através do recorte de um episódio, privilegiando a abordagem sobre ética, cidadania e justiça, considerando as orientações governamentais através dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Para tanto, foram considerados textos sobre educação amparados em Freire (1980) e discussões sobre identidade e identificação, principalmente com Bettelheim e Lacan. Na sala de aula, a discussão ética é possível dentro da reflexão: “e se fosse eu no lugar do herói, o que faria”? Essa é uma dinâmica que esses autores indicam – incluindo o episódio do próprio Steven discutido aqui – para que haja a reflexão ética e estética da obra dentro da escola, viabilizada por um desenho animado, de forma criativa e lúdica.

Biografia do Autor

Samuel Possidonio de Souza, UNEB

Psicólogo bacharel e licenciado. Estudande de especialização em Neuropsicologia na UNIFTC. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade PPGEDUC/UNEB.

Rosemary Lapa de Oliveira, UNEB

Doutora em educação. Professora titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Referências

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Publicado

2020-12-14