FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O RECONHECIMENTO DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8160

Palavras-chave:

Inclusão, Talento, Educação Especial, Altas Habilidades, Superdotação

Resumo

A legislação ampara o atendimento de estudantes com altas habilidades/superdotação, entretanto, ainda se observa sua invisibilidade. A formação continuada é uma estratégia viável para superar este problema, pois os professores poderão identificá-los com mais precisão. Este trabalho avaliou a efetividade de um programa de formação continuada comparando os resultados obtidos antes e depois da formação. Participaram 30 professores, sendo 97% do sexo feminino, que, responderam ao questionário Avaliação de conhecimentos acerca da superdotação, que foi preenchido novamente no final do curso junto com o formulário de avaliação do mesmo. Os dados foram analisados pelo software Statistical Package for the Social Sciences e pelo Iramuteq. Em relação à avaliação do curso, 100% dos cursistas apontaram que os objetivos foram cumpridos. O ACAS mostrou melhora no desempenho após a intervenção. Conclui-se que os professores compreenderam o tema sendo capazes de reconhecer e atender estes estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Rocha Belfort Arantes-Brero, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP – Bauru. Atual Presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação – ConBraSD.

Vera Lucia Messias Fialho Capellini, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Pós-Doutorado na Universidade de Alcalá- Espanha, Profa. Adjunta do Departamento de Educação, do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do Programa de Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica, da FC/ UNESP- Bauru. Vice-Diretora da Faculdade de Ciências - FC/UNESP-Bauru.

Referências

ALENCAR, Eunice Soriano de; MARTINS, Alexandra da Costa Souza. Características desejáveis em professores de alunos com altas habilidades/superdotação. Revista Educação Especial, Vol.24, n. 39, pp.31-45, Jun., 2011.

ANTIPOFF, Cecília Andrade; CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Superdotação e seus mitos. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 14, n. 2, p. 301-309, dez. 2010.

ARANTES-BRERO, Denise Rocha Belfort.; OLIVEIRA, Ana Paula de ; CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. Identificação de estudantes com indicativos de altas habilidades/superdotação e aconselhamento para pais e equipe escolar. Anais do 1° Congresso Brasileiro de Educação para Altas Habilidades/Superdotação: concepções, práticas e tecnologias. Londrina/PR: Colégio Mãe de Deus, 2018.

ARANTES-BRERO, Denise Rocha Belfort. Os talentos e a cultura: a trajetória de Anita Malfatti. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 399-412, ago. 2016.

ARANTES-BRERO, Denise Rocha Belfort. Altas Habilidades/Superdotação na vida adulta. 1. ed. Curitiba: Juruá, 2020. v. 1. 95p.

BAHIENSE, Taisa Rodrigues Smarssaro; ROSSETTI, Claudia Broetto. Altas Habilidades/superdotação no Contexto escolar: percepções de professores e prática docente. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 20, n. 2, p. 195-208, Abr.-Jun., 2014.

BERGAMIN, Aletéia Cristina. Enriquecimento curricular na classe comum a partir das necessidades de alunos com altas habilidades/superdotação. 2018. 125f. Dissertação (Mestrado Profissional) – UNESP, Faculdade de Ciências, Bauru, 2018.

BORGES, Patrícia Bisso Paz. Formação continuada de professores: Uma revisão de literatura em trabalhos publicados de 2005 a 2015. 2016. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2016.

BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 25 jul. 2019.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília. Grupo de Trabalho da Política Nacional de Educação Especial, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 10 jul. 2019.

BRASIL. Resolução Nº 4, de 2 de outubro de 2009. Brasília-DF: Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 25 jul. 2019.

BRASIL. Decreto Nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7611.htm. Acesso em: 25 jul. 2019.

BRASIL. Lei Nº 13.234, de 29 de dezembro de 2015. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2015/lei-13234-29-dezembro-2015-782192-norma-pl.html. Acesso em: 25 jul. 2019.

CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. Adaptações curriculares na inclusão escolar: contrastes e semelhanças entre dois países. 1. ed. Curitiba/PR: Appris, 2018. v. 1. 273p.

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Resolução do CONEP n° 466, de 12 de dezembro de 2012. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf. Acesso em: 14 abr. 2019.

COZBY, Paul. Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. São Paulo: Atlas, 2003.

FLEITH, Denise de Souza. A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades / Superdotação, vol. 2. Brasília/DF, 2007.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Diretoria de Estatísticas Educacionais. Resultados do Censo de Educação Básica, 2019.

LÔBO, Tânia Naves Nogueira. Perfil do aluno superdotado: análise de dossiês de alunos participantes de uma sala de recursos no período de 1999 a 2013. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde). Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Brasília- DF, 2016, 86p.

LOPES, Jéssica Fernanda; LENHARO, Naira Ruiz; CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. Formação docente sobre altas habilidades / superdotação e a construção da escola inclusiva. Interciência & sociedade, vol. 3, n 2, 2014.

LOPES, Jessica Fernanda. Dotação e talento: comparação das modalidades presencial e a distância de um programa de formação continuada para professores. 2015. 136 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2015.

MANSO, Renata Sayão Araujo. Concepções e mitos sobre superdotação: o que pensam professores de crianças pequenas? (Dissertação Mestrado em Educação) Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, Brasil, 2012.

MARLAND. Education of the gifted and talented. Report to Congress. Washington, DC: Documento oficial, 1972.

MARTINS, Alexandra da Costa Souza; ALENCAR, Eunice Soriano de. Características desejáveis em professores de alunos com altas habilidades/superdotação. Rev. Educ. Espec., Santa Maria, v. 24, n. 39, p. 31-46, jan./abr. 2011.

MARTINS, Bárbara Amaral.; CHACON, M. C. M. Identificação de características de altas habilidades/superdotação apresentadas por alunos matriculados em escolas de ensino regular. Trabalho apresentado no IX ANPED Sul. Caxias do Sul, UCS, 2012.

MARTINS, Bárbara Amaral, PEDRO, Ketilin Mayra; OGEDA, Clarissa Marques Maria. Altas habilidades/superdotação: o que dizem as pesquisas sobre estas crianças invisíveis?. Psicologia Escolar e Educacional, v.20, n.3, p. 561-568, 2016.

MARTINS, Bárbara Amaral.; CHACON, M. C. M.; ALMEIDA, L. S. Estudo comparativo luso-brasileiro sobre a formação inicial de professores em altas habilidades/superdotação com enfoque nos conteúdos curriculares. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.24, n.3, p.309-326, Jul.-Set., 2018.

MATOS, Nathalia Cristina; SOUZA, Edison Roberto de; NASCIMENTO, Juarez Vieira do; PINTO, Marília Garcia; SOUZA, Alba Regina Battisti de. A formação continuada de professores da educação básica uma revisão sistemática. Cadernos de Pesquisa: Pensamento educacional, Curitiba, v. 11, n. 28, p 45-64, maio/ago. 2016.

MORI, Nerli Nonato Ribeiro; BRANDÃO, Silvia Helena Altoé. O atendimento em salas de recursos para alunos com altas habilidades/superdotação: o caso do Paraná. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 15, n. 3, p. 485-498, Set-Dez, 2009.

PÉREZ, Suzana Graciela Pérez Barrera. Mitos e crenças sobre as pessoas com altas habilidades: alguns aspectos que dificultam o seu atendimento. Cadernos de Educação Especial, Santa Maria, v. 2, n. 22, p. 45-59, 2003.

PÉREZ, Suzana Graciela Pérez Barrera; FREITAS, Soraia Napoleão. Encaminhamentos pedagógicos com alunos com Altas Habilidades/Superdotação na Educação Básica: o cenário Brasileiro. Educar em Revista, n. 41, pp.109-124, 01 Setembro, 2011.

PÉREZ, Suzana Graciela Pérez Barrera; FREITAS, Soraia Napoleão. Manual de identificação de altas habilidades/superdotação. Guarapuava: Apprehendere, 2016.

RAMALHO, Jairo; SILVEIRA, Denise; BARROS, Willian; BRUM, Ruth. A carência de formação sobre a superdotação nas licenciaturas da UFPE l: Um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação Especial, Vol. 20, n. 2, pp.235-248, Abril/June 2014.

RENZULLI, Joseph. Salvatore. Concepção de superdotação no modelo dos três anéis: um modelo de desenvolvimento para a promoção da produtividade criativa. In: VIRGOLIM, A. M. R. e KONKIEWITZ, E. C. (Orgs.) Altas habilidades/superdotação, inteligência e criatividade. Campinas, SP: Papirus Editora, 2014, pp. 219-264.

RENZULLI, Joseph. Salvatore. Reexaminando o papel da educação para superdotados e o desenvolvimento de talentos para o século XXI: uma abordagem teórica em quatro partes. In: VIRGOLIM, Angela Magda Rodrigues (Org.) Altas habilidades/superdotação: processos criativos, afetivos e desenvolvimento de potenciais. Curitiba, PR: Juruá Editorial, 2018, pp. 19-42.

RODRIGUES, L. M. Altas Habilidades/Superdotação: Levantamento de Crianças com Esses Indicadores e Concepção de Professores Sobre o Tema. (Monografia)-Curso de Pedagogia. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Bauru, 2012.

SABBAG, Gregório Paoli C., ARANTES-BRERO, Denise Rocha Belfort. Mitos e crenças sobre altas habilidades ou superdotação entre professores de uma escola da DRE Pirituba/ Jaraguá. InFor, Inov. Form., Rev. NEaD-Unesp, São Paulo, v.3, n.2, p. 168-200, 2017.

SÃO PAULO. Resolução SE 81 de 7 de agosto de 2012. Dispõe sobre o processo de aceleração de estudos para alunos com altas habilidades/superdotação na rede estadual de ensino e dá providências correlatas.

SILVA-SHRÖEDER, Christine da. A diversidade invisível: as pesssoas com AH/SD e a vida profissional. Livro 1: primeiros olhares. Brasil: Amazon Publishing.

SOARES, A. A. S. CHACON, Miguel Cláudio Moriel Identificação escolar de estudantes precoces com comportamento de superdotação no sistema regular de ensino: um desafio para a formação continuada de professores. Trabalho apresentado no I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva. 13ª Jornada de Educação Especial, Marília, 2016.

VIRGOLIM, Ângela Magda Rodrigues. Altas habilidades/superdotacão: encorajando potenciais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.

WECHSLER, Solange Muglia.; SUAREZ, Janete Tonete. Percepção de professores em cursos de formação sobre talentos/superdotação. Psicologia, Vol.34, n. 1, pp.39-60, 2016.

WINNER, Ellen. Crianças superdotadas: mitos e realidades. Porto Alegre, Artes Médicas, 1998.

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Arantes-Brero, D. R. B., & Capellini, V. L. M. F. (2021). FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O RECONHECIMENTO DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (26), 160-175. https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8160