POÉTICA DO BANAL E SUA CONTRIBUIÇÃO AOS PROCESSOS E PRÁTICAS ARTÍSTICOS DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i25.8265Palavras-chave:
Arte Contemporânea, Educação, Filosofias da Diferença, Práticas Docentes, Poética do BanalResumo
Este artigo tem como intenção tratar e pensar a contribuição dos processos artísticos às práticas docentes. Nas fronteiras borradas da arte contemporânea, filosofia e educação, delineia-se num plano de consistência que tensiona novas formas de fazer professoral. Recorrerá aos processos artísticos do pesquisador (poética do banal) para pensar meios, trajetos e forças que façam vetor às práxis pedagógicas. Busca nas filosofias da diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari um pensamento que prolifere como erva daninha e encontros que deem potência de agir. Tensionando os vazamentos de práticas educacionais baseadas em modelos estruturados, põe em movimento uma artistagem docente e uma formação sensível que buscam, na prática do artista-pesquisador e os artistas referentes Allan Kaprow, Paulo Bruscky e Karina Dias, forças para desenhar novas formas. Justifica-se por priorizar uma heterogenia dos elementos e matérias que rompem com os modelos hegemônicos e os assujeitamentos dos modelos de professorado para compor o território de pesquisa. Oferece à educação um pensamento calcado na prática de um processo artístico, fazendo e traçando um plano de consistência, desterritorializando as formas definitivas de bom professorado.
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