O PROCEDIMENTO DELEUZIANO DE CRIAÇÃO: APORTES PARA PENSAR O CURRÍCULO (DE MATEMÁTICA)
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i25.8406Palavras-chave:
Minorização, Currículo, Deleuze, Docência, MatemáticaResumo
Este artigo discute a potência da maneira singular com que Deleuze realiza a leitura dos autores que lhe afetaram, nas torções que realizou ao expandir tais leituras na produção de seus conceitos. Deleuze lê e procede por corte, colagem e criação que funcionam por arranjamento e conexões de variáveis, próximo de um algebrista que estabelece relações entre partes distintas. Defendemos aqui que este modo de ler-e-manipular pode servir à leitura do Currículo maior, oficial, a fim de criar brechas docentes de minorização. Desse modo, questionamos o Currículo (de matemática) hegemônico, que visa à padronização de comportamentos e à utilidade como valor do conhecimento.
Downloads
Referências
Referências:
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução de Alfredo Bosi. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.
ADÓ, Máximo Daniel Lamela; CORAZZA, Sandra Mara; CAMPOS, Maria Idalina Krause. Processos tradutores em pesquisa em Educação: Projeto Escrileitura. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 43, n. 4, p. 1163-1178, out/dez 2017.
CAMPOS, Haroldo de. A reoperação do texto. São Paulo: Perspectiva, 2013.
CAMPOS, Haroldo de. Transcriação. TÁPIA, Marcelo; NÓBREGA, Telma Médici (Orgs). São Paulo: Perspectiva, 2015.
COSTA, Annita Malufe. Estilo e repetição: Deleuze e algumas poéticas contemporâneas. Caderno de Letras (UFRJ), n. 26 – jun. 2010.
DELEUZE, Gilles. Abecedário de Gilles Deleuze. Entrevista concedida a Claire Parnet. Disponível em www.youtube.com/watch?v=mkaoIcdiaMw Visitado dia 24/03/2021
DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Trad. Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2ed 2006.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs – capitalismo e esquizofrenia. Vol. 2. Tradução Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
_____. Kafka: por uma literatura menor. Tradução Cíntia Vieira da Silva. 1. Ed. 3. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
GALLO, Sílvio. Deleuze & Educação. Belo Horizonte. Autêntica, 2013.
_____. Em torno de uma Educação Menor. Revista Educação e Realidade. 2002, p. 169-178.
GUATTARI, Félix. As três ecologias. Tradução Maria Cristina f. Bittencourt. 21ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
MACHADO, Nilson José. Matemática e língua materna: análise de uma impregnação mútua. 6ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MUNHOZ, Angélica; ADÓ, Máximo Daniel Lamela. Criação poética e currículo da diferença. Revista Pro.posições. v. 28, suppl. 1, 2017.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. A Gaia Ciência. Tradução, notas e posfácio de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Humano, demasiado humano: um livro para espíritos livres. Tradução, notas e posfácio de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
ROSA, Francis Mary Soares Correia da. A literatura menor em Deleuze e Guattari: por uma educação menor. Educação (UFSM), v.41, n.3, p. 685-696, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.