ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO E EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8436

Palavras-chave:

Educação Superior, Ensino Superior, Altas Habilidades, Superdotação, Inclusão

Resumo

Com o intuito de estudar o fenômeno das Altas Habilidades ou Superdotação (AH ou SD) na Educação Superior, buscou-se analisar a experiência de acesso ao Ensino Superior por um estudante com AH ou SD. Trata-se de um estudo de caso, no qual um estudante autodeclarado AH ou SD participou de entrevista semiestruturada, que posteriormente, foi transcrita e analisada pelo procedimento da análise da configuração textual. Por meio da fala do estudante com AH ou SD foi possível compreender as interferências da condição socioeconômica e familiar em seu desenvolvimento. Além, da ânsia pelo conhecimento e busca por melhores oportunidades de estudo. Enfatiza-se a inteligência emocional e a capacidade acadêmica, principalmente, o senso de lógica e objetividade, que deram ao estudante estruturação e força para suportar as dificuldades em sua vida. O acesso ao ensino superior foi conquistado por meio da consciência, resiliência, paciência e transgressão. Por outro lado, a ausência de acolhimento, identificação de estudantes com AH ou SD e condições de permanência no ensino superior foram enfatizadas em sua fala e expostas como barreiras para uma trajetória de formação profissional que preze pelo desenvolvimento humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amabriane da Silva Oliveira Shimite, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutoranda bolsista CAPES e Mestra pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista - UNESP, na linha de pesquisa em Educação Especial, atuando em trabalhos com a temática: deficiência e Ensino Superior. É especialista em Educação Especial pelo Centro Universitário Claretiano- CEUCLAR e em Gestão do Controle de Qualidade em Alimentos pela Faculdade Tecnologia de Marília - FATEC. Foi docente e responsável pelo projeto" Inclusão de alunos com deficiência no curso superior de Tecnologia em Alimentos - FATEC Marília" e docente no curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior e Educação Integral - FAEF . Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em processamento de alimentos, atuando nos seguintes temas: hortaliças convencionais e não convencionais e controle de qualidade em alimentos. Na área da Educação possui experiência como docente no Ensino Superior, responsável pelo atendimento especializado ao aluno com deficiência e pela elaboração de materiais adaptados para a profissionalização de estudantes com deficiência, com ênfase em deficiência visual, no curso de Tecnologia em Alimentos. É membro do grupo de pesquisa Trabalho, Saúde e Deficiência pelo CNPq e membro da Comissão de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Nilson Rogerio da Silva, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos, doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Pos-Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo ? USP. Professor Associado junto ao Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual Paulista - Unesp Campus de Marília, Livre-Docência em Terapia Ocupacional em Saúde do Trabalhador, atua nas áreas de Saúde do Trabalhador e Reabilitação Profissional nas seguintes temáticas: terapia ocupacional, educação especial, ergonomia, saúde ocupacional, saúde do trabalhador e prevenção. Docente junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp Campus de Marília ? SP , Linha: Educação Especial. Coordena o Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde e Deficiência Unesp Campus de Marília, Participa dos Grupos de Pesquisas Aprendizagem, Desenvolvimento e Saúde Mental do Escolar, da Universidade de São Paulo e Estudos em Terapia Ocupacional: Ocupação, Reabilitação Física, Tecnologia Assistiva e Funcionalidade - UFSCar. 

Fabiana Oliveira Koga, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Fabiana Oliveira Koga é graduada em Instrumento Piano e em Educação Musical pela Universidade do Sagrado Coração (UNISAGRADO, Bauru). Pós-Graduada em Psicopedagogia clínica pela Faculdade Paulista. É Mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marília. É autora do livro "Precocidade e Superdotação Musical" (pesquisa realizada com o apoio do CNPQ - bolsa de mestrado) e autora, com o apoio da FAPESP, do "Protocolo para Screening de Habilidades Musicais - PSHM", o qual é patenteado assim como a logo marca Professora Fabi. Participou do curso de formação com Joseph S. Renzulli na Universidade de Connecticut. É membro do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano (GRUPOH), na Universidade Federal de São Carlos sob a coordenação da Professora Dra Rosemeire de Araújo Rangni, é educadora musical do Colégio Sagrado (Rede Sagrado de Educação, Marília) e docente do curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista - FAIP.

Referências

BASSO, Eduarda; RIECHI, Tatiana Izabele Javorski de Sá; MOREIRA, Laura Cereta; VEIGA, Elizabeth Carvalho. Identificação de estudiantes com Altas Habilidades/Superdotação no Ensino superior. Rev. Bras. Ed. Esp., Bauru, v.26, n.3, p.453-464, Jul.-Set., 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 08 fev. 2021.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão - LBI. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 7 jun. 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm> Acesso em: 10 jan. 2021.

CIANCA, Fabiane Silva Chueire; MARQUEZINE, Maria Cristina. A percepção dos coordenadores de licenciaturas da UEL sobre Altas Habilidades/ Superdotação. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 20, n. 4, p. 591-604, Out.-Dez., 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382014000400010

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. Trad. Angela Corrêa e Ida Machado. 2 ed. 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2012, 256 p.

CHAGAS, Jane Farias; FLEITH, Denise de Souza. Estudo comparativo sobre superdotação com famílias em situação socioeconômica desfavorecida. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.15, n.1, p.155-170, jan.-abr. 2009

CHAGAS-FERREIRA, Jane. Farias. As características socioemocionais do indivíduo talentoso e a importância do desenvolvimento de habilidades sociais. In: VIRGOLIM, Angela; KONKIEWITZ, Elizabete. Castelon. (Org). Altas Habilidades/Superdotação, inteligência e criatividade. Campinas: Papirus, 2014, p. 99 – 118.

DABROWSKI, Kazimierz. Positive disintegration. Estados Unidos: Maurice Bassett, 2017, p. 130.

DUARTE, Newton. A individualidade para si. 3ª ed. Campinas: Autores Associados. 2013, p. 254.

FARIAS, Elaine Santos de. S.; WESCHLER, Solange Muglia. Desafios na identificação de alunos intelectualmente dotados. In: VIRGOLIM, Angela; KONKIEWITZ, Elizabete. Castelon. (Org). Altas Habilidades/Superdotação, inteligência e criatividade. Campinas: Papirus, 2014, p. 335 – 350.

GUENTHER, Zenita Cunha. Centros comunitários para desenvolvimento de talentos - O CEDET. Revista Educação Especial. Santa Maria, v 1, n. 30, 2007, p. 1-9. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4054. Acesso 01 abril 2021.

GUENTHER, Zenita Cunha. Caminhos para desenvolver potencial e talento. Lavras: Ed. UFLA, 2011. 220p.

GUENTHER, Zenita Cunha. Quem são os alunos dotados? Reconhecer dotação e talento na escola. In: MOREIRA, Laura Ceretta.; STOLTZ, Tania. (Org). Altas habilidades/superdotação, talento, dotação e educação. Curitiba: Juruá, 2012, p. 63 – 94.

LIMA, Denise Maria de Matos.; MOREIRA, Laura Ceretta. O professor frente à identificação do estudante com altas habilidades/superdotação na universidade. In: VIRGOLIM, Angela. (Org). Altas Habilidades/Superdotação: processos criativos, afetivos e desenvolvimento de potenciais. Curitiba: Juruá, 2018, p. 19 - 42.

NAKANO, Tatiana de Cassia. Avaliação psicométrica das habilidades cognitivas: relação entre inteligência e criatividade. In: VIRGOLIM, A.; KONKIEWITZ, E. C. (Org). Altas Habilidades/Superdotação, inteligência e criatividade. Campinas: Papirus, 2014, p. 99 – 118.

OLIVEIRA, Ana Paula; RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolin; CAPELLINI, Vera Lucia Messias Fialho. Altas Habilidades / Superdotação no ensino superior: análise de dissertações e teses brasileiras. Psicologia Escolar e Educacional. São Paulo, v. 24, p. 1 -7, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392020193985

OLIVEIRA, Ana Paula Santos. Identificação de Altas Capacidades em estudantes estrangeiros no ensino superior. 2020. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12459?show=full. Acesso em: 20 jan. 2021.

RENZULLI, Joseph. A concepção de superdotação no modelo dos três anéis: um modelo de desenvolvimento para a promoção da produtividade criativa. In: VIRGOLIM, A.; KONKIEWITZ, E. C. (Org). Altas Habilidades/Superdotação, inteligência e criatividade. Campinas: Papirus, 2014, p. 219 – 264.

RENZULLI, Joseph; REIS, Sally. The schoolwide enrichment model: a comprehensive plan for education excellence. 3. ed. Connecticut: Creative Learning Press, 2014

RENZULLI, Joseph. Reexaminando o papel da educação para superdotados e o desenvolvimento de talentos para o século XXI: uma abordagem teórica em quatro partes. In: VIRGOLIM, A. (Org). Altas Habilidades/Superdotação: processos criativos, afetivos e desenvolvimento de potenciais. Curitiba: Juruá, 2018, p. 19 - 42.

RUBINSTEIN, Sergei Leontiev. Princípios da Psicologia Geral. Barcelona: Editorial Grijalbo, 1978, p. 767.

WINNER, Ellen. Crianças sobredotadas. Portugal: Instituto Piaget, 1996, p. 383.

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Shimite, A. da S. O. ., Silva, N. R. da, & Koga, F. O. (2021). ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO E EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (26), 81-99. https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8436