ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO E EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8436Palavras-chave:
Educação Superior, Ensino Superior, Altas Habilidades, Superdotação, InclusãoResumo
Com o intuito de estudar o fenômeno das Altas Habilidades ou Superdotação (AH ou SD) na Educação Superior, buscou-se analisar a experiência de acesso ao Ensino Superior por um estudante com AH ou SD. Trata-se de um estudo de caso, no qual um estudante autodeclarado AH ou SD participou de entrevista semiestruturada, que posteriormente, foi transcrita e analisada pelo procedimento da análise da configuração textual. Por meio da fala do estudante com AH ou SD foi possível compreender as interferências da condição socioeconômica e familiar em seu desenvolvimento. Além, da ânsia pelo conhecimento e busca por melhores oportunidades de estudo. Enfatiza-se a inteligência emocional e a capacidade acadêmica, principalmente, o senso de lógica e objetividade, que deram ao estudante estruturação e força para suportar as dificuldades em sua vida. O acesso ao ensino superior foi conquistado por meio da consciência, resiliência, paciência e transgressão. Por outro lado, a ausência de acolhimento, identificação de estudantes com AH ou SD e condições de permanência no ensino superior foram enfatizadas em sua fala e expostas como barreiras para uma trajetória de formação profissional que preze pelo desenvolvimento humano.
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