ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO E HABILIDADES SOCIAIS: ANÁLISE DE PRODUÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8454

Palavras-chave:

Altas Habilidades ou Superdotação, Habilidades Sociais, Educação Especial

Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi levantar e analisar produções acadêmicas nacionais e internacionais que versem sobre as Habilidades Sociais (HS) e pessoas com Altas Habilidades ou Superdotação (AHSD). Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com busca em banco de dados acadêmicos nacionais e internacionais. Foram encontradas somente seis produções sobre o tema e a análise dos resultados apontou haver déficits em HS em pessoas com AHSD, principalmente na adolescência e na juventude. Assim, sugere-se mais pesquisas que averiguem os fatores que levam aos déficits em HS e que contribuam para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

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Biografia do Autor

Helen Cristiane da Silva Theodoro, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e Pós-Graduanda em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual pela CBI of Miami. Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e Bacharel em Direito pela Instituição Toledo de Ensino (ITE). Atualmente, desenvolve pesquisas na área de Habilidades Sociais, Sexualidade e Deficiência Visual.



Rosemeire de Araújo Rangni, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutora em Educação Especial. Professora Associada I do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Líder do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano (GRUPOH).

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

Theodoro, H. C. S., & Rangni, R. A. (2021). ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO E HABILIDADES SOCIAIS: ANÁLISE DE PRODUÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (26), 100-116. https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8454