IDENTIFICAÇÃO DA DUPLA EXCEPCIONALIDADE EM ADULTO: UM CASO DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E TDAH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8567

Palavras-chave:

Avaliação neuropsicológica, Diagnóstico, Identificação tardia

Resumo

O objetivo do presente artigo foi relatar um caso de avaliação neuropsicológica conduzida junto a um adulto que resultou no diagnóstico de dupla excepcionalidade relacionada à presença de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) e Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). A avaliação contou com sete sessões compostas de administração de instrumentos psicológicos e neuropsicológicos, juntamente de observações clínico-qualitativas. Teve-se como aporte teórico para o atendimento o modelo de “Competências funcionais em neuropsicologia clínica”. Os dados foram agrupados em habilidades neurocognitivas avaliadas, a saber: inteligência, funções executivas chamadas “frias”/cognitivas, habilidades escolares e habilidades socioemocionais. De modo geral, os resultados demonstraram altos valores de Quociente Intelectual, mas déficits em funções executivas e em habilidades socioemocionais. O perfil apresentado pelo paciente foi discutido de acordo com a literatura na área, e, consequentemente, de modo que o identificou com dupla excepcionalidade entre AH/SD e TDAH. Discussões sobre a identificação tardia do quadro também são apresentadas, bem como sugestões para o suporte adequado às suas necessidades específicas.

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Biografia do Autor

Mariana Rodrigo do Vale Costa e Silva, UFMT

Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Rauni Jandé Roama-Alves, UFR-Universidade Federal de Rondonópolis

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Docente na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

Tatiana de Cássia Nakano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Docente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia da PUC-Campinas.

Bárbara David Rech, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

Rodrigo do Vale Costa e Silva, M., Roama-Alves, R. J., Nakano, T. de C., & Rech, B. D. (2021). IDENTIFICAÇÃO DA DUPLA EXCEPCIONALIDADE EM ADULTO: UM CASO DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E TDAH. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (26), 26-42. https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8567