FILOSOFIA E EDUCAÇÃO E A RESISTÊNCIA AO PRESENTE
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i25.9704Palavras-chave:
Filosofia, Educação, Resistência, Deleuze, GuattariResumo
Este artigo tem como objetivo situar o pensamento de Deleuze e Guattari acerca da relação entre filosofia e educação delineando o plano de imanência filosófico e a experiência de ensinar e aprender na perspectiva de uma resistência ao presente. Sob tal configuração, visa-se traçar um diagnóstico do nosso tempo, das imagens de pensamento e suas determinações, da máquina de ensino e suas implicações; e investigar as condições imanentes de uma resistência e um combate que nos conecte com um projeto de reversão empirista e crença no devir.
Downloads
Referências
DELEUZE, G. Nietzsche e a filosofia. Rio de Janeiro: Ed. Rio, 1976.
DELEUZE, G. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1988.
DELEUZE, G. Conversações. São Paulo: Ed. 34, 1992.
DELEUZE, G. Crítica e Clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997.
DELEUZE, G. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Ed. Escuta, 2002.
DELEUZE, G. Diálogos. Lisboa: Ed. Relógio d’água, 2004.
DELEUZE, G. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 2006.
DELEUZE, G. A Ilha deserta e outros textos. (Org. David Lapoujade). Org. edição brasileira e revisão de Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Iluminuras, 2006.
DELEUZE, G. / GUATTARI, F. Mille Plateaux: capitalisme et schizofhrénie 2. Paris, Les Éditions de Minuit, 1980.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Qu’est-ce que la philosophie? Paris : Les Éd. de Minuit, 1990.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? São Paulo: Ed. 34, 1993.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: Capitalismo e esquizofrenia, vol. 2. São Paulo: Ed. 34, 1995.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O Anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. Sao Paulo: Ed. 34, 2010.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Kafka, por uma literatura menor. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2017.
DIAS, S. Lógica do acontecimento. Porto. Ed. Afrontamento, 1995.
GALLO, S. Deleuze e a educação. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2003.
KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
LAPOUJADE, D. Deleuze, os movimentos aberrantes. São Paulo: n-1 Edições, 2015.
MONTEBELLO. P. Deleuze, La paisson de la pensée. Paris: Vrin, 2008.
NIETZSCHE, F. Genealogia da moral. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
ORLANDI, Luiz B. L. Arrastões na imanência. Campinas-SP: Ed. Phi, 2018.
SANTOS, Z. A. Acontecimento e sintoma, os agenciamentos do “ensignar”. In: APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, v. 1 n. 14, 2015.
Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3032/2532
TADEU, T. Deleuze e a questão da literalidade: uma via alternativa. In: Dossiê: Entre Deleuze e a educação. Educação e Sociedade, 26 (93), 2005.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/GyzVWvxdByygKZRJqP8PpHB/?lang=pt
Acesso em abril de 2021.
ZOURABICHVILI, F. Qu’est-ce qu’un devenir, pour Gilles Deleuze ?
Conférence prononcée à Horlieu ( Lyon ) le 27 mars 1997.
Disponível em: http://horlieu-editions.com/brochures/zourabichvili-qu-est-ce-qu-un-devenir-pour-gilles-deleuze.pdf
Acesso em maio de 2021.
ZOURABICHVILI, F. Deleuze. Une philosophie de l’événement. In: ZOURABICHVILI, F.; SAUVAGNARGUES, A.; MARRATI, P. La philosophie de Deleuze. Paris: PUF, 2004.
ZOURABICHVILI, François. Deleuze e a questão da literalidade. In: Dossiê: Entre Deleuze e a educação. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 93, p. 1309-1321, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.