https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/issue/feedAPRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação2024-12-20T00:00:00-03:00Zamara Araujozamara.araujo@uesb.edu.brOpen Journal Systems<div align="justify"><strong>APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação</strong> é uma publicação que pretende divulgar trabalhos sobre o processo educacional em suas variáveis filosóficas e psicológicas ou contribuições de outras áreas do saber. <strong>e-ISSN: 2359-246X</strong> / ISSN impresso: 1678-7846 (última edição impressa publicada: nº 13, jul./dez. 2014).</div>https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/14227Psicoterapia bilíngue em Libras para as pessoas surdas: desafios e possibilidades de atuação da psicologia na Bahia2023-12-27T22:18:34-03:00Verônica Nascimentoveronicapnascimento16@gmail.comGildisson dos Santos Silvagilsantos638@gmail.com<p>Mesmo com avanços significativos referentes à inclusão das pessoas com deficiência, a comunidade surda ainda enfrenta diversos desafios. Em 2002, a LIBRAS foi reconhecida como meio de comunicação da comunidade surda e, em 2015, a Lei Brasileira de Inclusão garantiu acesso a todos os espaços, inclusive de saúde e a psicoterapia é um desses espaços. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar as contribuições e os desafios da psicologia para a realização do atendimento psicoterapêutico acessível em LIBRAS. Os objetivos específicos buscaram compreender a importância da atuação psicológica para surdos; investigar a inclusão da comunidade surda no acesso à saúde e à psicoterapia; identificar os locais que possuem psicoterapia bilíngue em LIBRAS na Bahia; e descrever os desafios e possibilidades da psicoterapia em LIBRAS. É uma pesquisa qualitativa, realizada através da revisão bibliográfica nas bases de dados SciELO, BVS e o acervo do GTPBS/ CRP - 03. Os principais resultados demonstraram que na Bahia existem dois locais que possuem psicólogos bilíngues em LIBRAS. A formação em LIBRAS, o conhecimento sobre a cultura surda e a compreensão da subjetividade da pessoa surda são necessários na formação da/o psicóloga/o que desejam atuar com este público.</p>2024-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educaçãohttps://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/15098Ensino de Química para surdos(as): estudo bibliográfico e documental sobre instrumentais didáticos2024-07-23T09:21:51-03:00Pedro Cardoso de Araujo cacoc.2020125lqui0268@aluno.ifpi.edu.brCleane da Silva Machadocleane.s.machado@gmail.comGabriela dos Santos Vazcacoc.20191s.qui0264@aluno.ifpi.edu.brBlena Amanda da Silva Almeidablenaalmeida02@gmail.comElenice Monte Alvarengaelenice_ma@hotmail.com<p>O ensino voltado ao público surdo enfrenta inúmeros desafios, especialmente no que se refere à inclusão de estratégias que favoreçam o aprendizado. Isso, torna-se ainda mais relevante em disciplinas das Ciências da Natureza, como a Química, que frequentemente apresentam conceitos complexos, exigindo abordagens práticas e visuais. Nesse contexto, o presente estudo objetivou apresentar um panorama e uma contribuição acerca de estratégias de ensino de Química voltadas a estudantes surdos(as) no ensino médio. Por meio de levantamento bibliográfico e documental, buscou-se identificar produções relacionadas ao ensino de Química para esse público. Com base nos resultados, foi desenvolvido um material educacional inclusivo para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi de natureza qualitativa, com levantamento nas bases de dados Google Acadêmico, repositório EDUCAPES e Biblioteca Digital de Ciências, no período de 2018 a 2023. Utilizando-se os descritores: estratégias didáticas para o ensino de Química voltado ao público surdo e educação inclusiva de surdos. Assim, foram selecionados 11 trabalhos para análise, evidenciando a escassez de pesquisas e materiais didáticos voltados a estudantes surdos(as). A intenção é fazer com que este material didático apresentado sirva para contribuir com a inclusão e a minimização dos obstáculos no ensino de Química voltado ao público surdo.</p>2024-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educaçãohttps://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/15345Tradução Interpretação de enunciados de situações-problema com base na Ação Construída2024-09-17T15:16:51-03:00Roberta Alena de Alcântara Brandãoraabrandao.ppgecm@uesc.brJurema Lindote Botelho Peixotojurema@uesc.brSandra Maria Pinto Magina Maria Pinto Maginasmpmagina@uesc.brLucília Santos da França Lopeslulibras@hotmail.com<p>As escolhas tradutórias de intérpretes de Libras dos enunciados matemáticos podem influenciar diretamente na compreensão dos estudantes surdos. O objetivo desse estudo é apresentar e analisar a tradução, do português para a libras, dos enunciados de três situações-problema do campo aditivo (composição, comparação e transformação) por meio das Ações Construídas e distinguir as diferenças nas duas modalidades. Como aporte teórico, foi utilizada a Teoria dos Campos Conceituais e aspectos linguísticos da tradução em Libras. O estudo foi conduzido seguindo as etapas: (i) análise das situações-problema; (ii) discussão para a escolha das estratégias de tradução; (iii) produção de vídeo-Libras dos enunciados. Como resultado, obtivemos uma análise descritiva da tradução de cada situação. A tradução em Libras com uso das Ações Construídas permitiu ampliar as informações contextuais de cada situação usando o gênero narrativo, dando vida aos personagens, suas ações e as relações matemáticas envolvidas.</p>2024-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educaçãohttps://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/14670Inclusão da comunidade escolar no curso de Libras oferecido pela Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus (2020-2021)2024-04-17T16:00:58-03:00José Willian Morais Antunes de Sousawmantunes@yahoo.frAline Cruz dos Santos Oliveiraalinepnaicilheus@gmail.com<p>O curso de Língua Brasileira de Sinais – Libras, níveis Básico e Intermediário (2020-2021), é um projeto da Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus – SEDUC/Ilhéus (Estado da Bahia), em colaboração com o Centro de Referência à Inclusão Escolar – CRIE. Embora já existisse na modalidade presencial desde 2008, o curso na modalidade a distância foi lançado na ocasião do seminário “Setembro Azul”, em setembro de 2020, e foi planejado para atender em média a 200 cursistas. Influenciados pelos valores da Educação Inclusiva, os organizadores destinaram o curso à comunidade ouvinte: professores, gestores, supervisores, orientadores, profissionais não docentes bem, como os familiares de pessoas surdas. Este artigo procura, de um lado, analisar como se deu a distribuição das vagas nas escolas e, de outro, a motivação principal dos cursistas a seguirem as aulas. Desse modo, questiona-se o nível de inclusão da comunidade escolar nos cursos de Libras, demonstrando os principais problemas e desafios da administração municipal. A metologia utilizada foi qualitativa, com a aplicação de questionários; e quatitativa, por meio da análise de arquivos inéditos dos setores da atual gestão da SEDUC/Ilhéus. Como resultado, a pesquisa revela que os cursistas (professores e funcionários não-docentes) não trabalham em escolas com alunos surdos matriculados, o que demonstra que a SEDUC/Ilhéus deve rever a lógica de distribuição de vagas.</p>2024-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educaçãohttps://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/14416Contribuições da psicanálise para a formação docente em cursinho popular2024-02-21T18:02:43-03:00Welber Pinheirowelberbarros@hotmail.comMarcelo Pereiramarcelorip@hotmail.com<p>O artigo se propõe a pensar a importância de uma formação de professores orientada pela psicanálise. Destaca as particularidades vividas e demandadas aos docentes e futuros docentes em cursinhos populares, seus desafios e contradições. Apesar da marcante e fundamental importância em estabelecer espaços de fala que acolha a subjetividade dos futuros professores, compreendemos que esses espaços devem atuar também na política da instituição, um espaço que acolha demandas para além de subjetividades individuais. </p>2024-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educaçãohttps://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/14452Interculturalidade crítica e ecologia dos saberes: uma contraposição ao monopólio de uma cultura como patrimônio universal da humanidade2024-02-28T14:32:28-03:00Alexandre Silvaale.kakeje@gmail.com<p>A interculturalidade crítica pretende colaborar na construção de uma sociedade mais justa, diversa, plural e democrática, contrapondo a monocultura que se formou no ocidente e que se espalhou por todo o mundo. A Ecologia dos Saberes parte da crítica a supressão dos saberes de povos e nações colonizadas, consideradas subalternas, marginais e subdesenvolvidas. Ambas perspectivas fazem críticas ao colonialismo como forma de dominação nas suas mais diferentes formas (saber, ser e poder), além de posicionar-se contra a ideia de uma cultura hegemônica e universal da humanidade. Partindo do encontro e entrelaçamento desses dois posicionamentos, somos interpelados pela seguinte questão: como a interculturalidade crítica e a Ecologia de Saberes podem contribuir no enfrentamento ao multiculturalismo e ideia de uma epistemologia hegemônica universal? Metodologicamente, é um estudo qualitativo, histórico e documental inspirado em autores como Fornet-Betancourt (2004), Catherine Walsh (2013), Boaventura Santos (2010), Raimon Panikkar (2002) entre outros. O objetivo é analisar os principais pressupostos da interculturalidade crítica e Ecologia de Saberes como forma de enfrentamento ao multiculturalismo e a hegemonia epistemológica. Numa primeira leitura, é possível afirmar que ambas perspectivas são fundamentais para confrontar a tese de cultura e epistemologia hegemônica universal.</p> <p> </p> <p>ABSTRACT Critical interculturality aims to collaborate in the construction of a more just, diverse, plural and democratic society, countering the monoculture that was formed in the West and has spread throughout the world. The Ecology of Knowledge is based on a critique of the suppression of the knowledge of colonized peoples and nations, considered subaltern, marginal and underdeveloped. Both perspectives criticize colonialism as a form of domination in all its different forms (knowledge, being and power), as well as opposing the idea of a hegemonic and universal culture of humanity. Starting from the encounter and intertwining of these two positions, we are challenged by the following question: how can critical interculturality and the Ecology of Knowledge contribute to confronting multiculturalism and the idea of a universal hegemonic epistemology? Methodologically, this is a qualitative, historical and documentary study inspired by authors such as Fornet-Betancourt (2004), Catherine Walsh (2013), Boaventura Santos (2010), Raimon Panikkar (2002) and others. The aim is to analyze the main assumptions of critical interculturality and the Ecology of Knowledge as a way of confronting multiculturalism and epistemological hegemony. On first reading, it is possible to affirm that both perspectives are fundamental to confronting the thesis of universal hegemonic culture and epistemology.</p>2024-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educaçãohttps://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/14998Corpos nas telas gerando formas de vida2024-06-26T13:19:42-03:00Iara Cerqueira Linhares de Albuquerqueiara.linhares@uesb.edu.br<p>Resumo: Este artigo propõe apresentar, enquanto registro/memória, o percurso de uma pesquisa em artes cênicas no ambiente acadêmico. A hipótese se desenvolve a partir da Teoria <em>Corpomídia, </em>apoia-se na filosofia da partilha do sensível (Rancière,2005), na metodologia indisciplinar (Greiner, 2005) e na bricolagem dos discursos e nos tornamos “súditos” (Han, 2020). Entende-se que essa ação nos faz ser o que somos, a partir das “ressonâncias” diárias, e que é indissociável essa relação com os aspectos afetivos, políticos e sociais.</p> <p>Palavras-Chave<strong>: </strong>dança, mover-se, Teoria <em>Corpomídia</em><strong>, </strong>artes cênicas</p>2024-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educaçãohttps://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/14886A tecnologia na formação inicial dos estudantes de Pedagogia2024-05-27T21:56:50-03:00Vanessa Castelvanessacastel72@gmail.comJosiane C. S. Ramos Procaskojosiane.procasko@poa.ifrs.edu.br<p>O presente artigo originou-se de uma pesquisa de mestrado que visa analisar a formação inicial dos futuros pedagogos em relação à tecnologia, com o objetivo de entender como a tecnologia é contemplada no ambiente acadêmico e como se oferta ou não no currículo do curso de Pedagogia de uma universidade privada na cidade de Porto Alegre. O trabalho exploratório consiste em identificar o papel da tecnologia na formação inicial dos estudantes de Pedagogia, para conhecer a percepção inicial dos alunos sobre a temática e aprofundar o conceito de tecnologia. Os argumentos defendidos consistem em colocar o foco da tecnologia a serviço da aprendizagem e vinculada ao contexto histórico, explorar a chamada “era tecnológica”, que reflete a realidade da sociedade em diferentes tempos e espaços, e não reduz a discussão aos tempos atuais e às percepções técnicas. Logo, percebeu-se que os avanços tecnológicos sempre fizeram parte da humanidade e compreender como interferem na formação acadêmica é parte importante deste estudo. Assim, analisaram-se os dados coletados pela pesquisa qualitativa, por meio da metodologia bibliográfica e documental.Como conclusão deste estudo,notou-se que a instituição analisada contempla em seu novo currículo a aplicação voltada para aprofundar o potencial da tecnologia na formação acadêmica. Portanto,tem contribuído para formar novos profissionais da Educação,promovendo uma utilização mais assertiva e eficiente dos recursos tecnológicos disponíveis e aplicáveis em sua atuação profissional.</p>2024-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educaçãohttps://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/15332Uma sequência didática envolvendo o aplicativo Telegram à prática pedagógica: os impactos sob a perspectiva da aprendizagem significativa2024-09-14T10:31:53-03:00Eduardo da Silva Silveiraedu.silva.silveira@gmail.comEder Aparecido de Carvalhocarvalhoeder@hotmail.comDenise Fernandesdenise.fernandes@ifc.edu.br<p>A pesquisa analisou os possíveis impactos da aplicação de uma sequência didática envolvendo o aplicativo (app) Telegram à prática pedagógica sob a perspectiva da aprendizagem significativa. Este estudo foi desenvolvido no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em sua linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Nesse estudo aplicado de abordagem qualitativa aplicaram-se dois questionários semiestruturados: um aos estudantes da disciplina de empreendedorismo e outro aos docentes do Curso Técnico em Administração no CEDUP Guaramirim. Complementarmente, optou-se para análise dos dados a análise textual discursiva (ATD), categorizando-os pelos conteúdos, procedimentos e atitudes relevantes à prática pedagógica. Ao consolidar os dados, questionou-se: Como o app Telegram pode ser envolvido à prática pedagógica de forma que contribua para uma aprendizagem significativa? Em resposta a indagação, elaborou-se um produto educacional no formato de uma sequência didática, como instrumento que integrou os conhecimentos prévios aos interesses pedagógicos dos discentes, com os desafios e competências docentes envolvendo a TDIC. Os resultados obtidos demonstraram que a participação discente ao incorporar o app Telegram no processo de planejamento e aplicação da prática pedagógica contribuiu para uma aprendizagem democrática, autônoma, criativa e significativa.</p>2024-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educaçãohttps://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/15294As parcerias entre o público e o privado na educação básica e o trabalho pedagógico: uma revisão sistemática da literatura2024-09-04T09:32:31-03:00Siméia da Silva Carvalhomeiajv@gmail.comSandra Márcia Campos Pereirasandra.campos@uesb.edu.brRelva Lopes Chaves Soaresrelva.soares@uesb.edu.br<p>Este trabalho objetiva identificar como as produções acadêmicas sobre as parcerias entre o público e o privado na educação básica discutem a organização do trabalho pedagógico escolar, visando responder à questão: como as produções acadêmicas (dissertações e teses) sobre as parcerias entre o público e o privado na educação básica discutem a organização do trabalho pedagógico escolar? Esta é uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura que buscou produções científicas utilizando-se o software <em>Parsifal</em>. Foram selecionadas as produções publicadas no período de 2018 a 2023 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os dados foram organizados com base na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). A maior parte das publicações encontradas são da região Sul do Brasil. As pesquisas analisadas comprovaram que a ascensão das ideias neoliberais revela não apenas uma questão econômica, mas uma mudança profunda na racionalidade que estrutura as relações sociais e políticas. Ressaltaram que a interseção entre o neoliberalismo e as parcerias entre o público e o privado na educação básica mostram a complexidade das influências políticas e econômicas na gestão educacional e o quanto as parcerias interferem diretamente na organização do trabalho pedagógico escolar.</p> <p> </p>2024-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educaçãohttps://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/15339A Educação inclusiva sob ótica da pesquisa internacional e nacional: um diálogo teórico e empírico2024-09-14T18:22:05-03:00Diogo Fernando da Silvadiogo_cda@hotmail.comGeisa Letícia Kempfer Bockgeisa.bock@udesc.brRaquel Fröhlichraquel.frohlich@udesc.br<p>A relevância de dialogar um estudo teórico internacional dos EUA com o estudo empírico nacional do Brasil sobre as análises conceituais, pesquisas futuras e estratégias inclusivas aos grupos com distintos marcadores sociais das diferenças com suas relações étnico-raciais, interseccionais e de deficiências. Foram discutidos durante o período das aulas presenciais através de uma disciplina eletiva da pós-graduação <em>stricto sensu</em> em educação na Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) ministrada por duas Professoras Doutoras Geisa Bock e Raquel Fröhlich. Realizou-se as discussões com esperança de que é possível realizar pesquisas futuras quando obtém o olhar minucioso sobre as necessidades especiais dos grupos vulneráreis para progresso educacional. O artigo incentiva as conscientizações dos pesquisadores e profissionais da educação com as notas críticas internacionais e as inspirações de práticas colaborativas em suas pesquisas futuras, contribuindo para a constância do debate em face dos propósitos de equidade social perante os princípios da Educação Inclusiva.</p>2024-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educaçãohttps://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/14817A relevância da abordagem interdisciplinar e elaboração de proposta para a Educação Básica contemplando a Física2024-05-20T09:27:15-03:00Leandro Silva Moromoroleandrosilva@gmail.com<p>A Abordagem Interdisciplinar é relevante, porque é constitutiva da condição e do desejado desenvolvimento humano, uma vez que parece não haver nenhum fenômeno genuinamente físico, químico ou biológico, porquanto todos estão entrelaçados ou são interdependentes. Por isso, o objetivo deste artigo é refletir sobre a relevância dessa Abordagem considerando a elaboração de uma proposta de atividade para a Educação Básica contemplando a Física. Trata-se de um extrato da experiência de preparação do professor-candidato-pesquisador-autor para um concurso público destinado ao provimento de cargo integrante da carreira de magistério superior. Em linhas gerais, a proposta apresentada envolve a resolução do problema, “Como ocorre a digestão?”, o que pode: estimular a pesquisa e o pensamento criativo dos envolvidos; auxiliar cada estudante a dominar processos de reflexão e aprendizagem com relativa autonomia, criticidade e de modo interdisciplinar.</p>2024-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educaçãohttps://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/15045Livro didático Práticas corporais - educação física: um olhar sobre a seção “Construção De Valores”2024-07-10T16:10:59-03:00Eliane Maria de Almeidaelianemarialmeida@hotmail.comTelma Adriana Pacifico Martinelitapmartineli@uem.br<p>Embora o livro didático seja um material didático antigo na educação escolar, na disciplina de educação física, sua utilização ainda é incipiente e apenas no ano de 2017, o Plano Nacional do Livro Didático possibilitou a aquisição de um manual do professor. Assim, o objetivo desta investigação foi examinar o propósito da seção denominada “Construção de valores” no livro didático no livro didático intitulado <em>Práticas corporais – Educação física 1º e 2º anos</em> do componente curricular educação física. Tratou-se de um estudo bibliográfico e documental, cuja análise se fundamentou em alguns autores da Teoria Crítica e da Teoria Histórico-Cultural. O livro didático estudado contempla as unidades temáticas estabelecidas na BNCC e busca abarcar as dimensões do conhecimento, por meio de temas que envolvem a apresentação conceitual do conteúdo estudado, a experimentação e a análise de atividades motoras e atividades para o acompanhamento e avaliação dos alunos, com vistas a formar estudantes críticos e criativos. A proposta apresentada no manual adere às orientações da BNCC e agrega valores e princípios de manutenção da atual forma de sociabilidade. A seção “Construção de valores”, apesar de destacar as práticas esportivas paralímpicas, secundariza esse conhecimento específico da educação física para promover o desenvolvimento de valores morais. Por fim, a organização e a sistematização do livro didático, ao atenderem às orientações dos documentos normativos nacionais, promovem uma pseudoformação.</p>2024-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educaçãohttps://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/15347Um olhar sobre o Projeto Político-Pedagógico à luz do sociointeracionismo de Vygotsky: um estudo de caso no município de Barro Preto-BA2024-09-15T16:34:47-03:00Hugo de Souza Lima de Oliveirahugolimaa@yahoo.com.brJuliane Freire dos Santosjuliane.freire01@gmail.comAdriana David Ferreira Gusmão adrianadavid@uesb.edu.br<p>Este trabalho consistiu na análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola do município de Barro Preto (BA), realizada sob a ótica da abordagem sociointeracionista, no qual buscamos identificar indícios que pudessem evidenciar a preocupação com o desenvolvimento cognitivo do estudante, que segundo Vygotsky (1998), é construído, em parte, pelo processo de maturação do sujeito, mas, também, por meio das influências sociais. Foi realizada uma pesquisa documental e a análise demonstrou que a escola defende o sociointeracionismo de Vygotsky no PPP como norteador pedagógico e considera os quatro pilares da educação destacando a relevância do ambiente social e das interações para o desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem e a importância do professor nesse processo.</p> <p> </p>2024-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educaçãohttps://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/14819De que maneira a tutoria pode influenciar no projeto de vida do estudante? Um estudo de caso em uma da escola do programa de ensino integral em São Paulo2024-05-20T09:26:21-03:00Leonardo Ferreira Aguiarleonardofaguiar@gmail.com<p>O presente artigo tem por objetivo questionar se a tutoria, metodologia específica do Programa de Ensino Integral (PEI), vigente em boa parte das unidades escolares do Estado de São Paulo, é um instrumento potencial para desenvolver a educação integral do estudante e, com isso, constituir um projeto de vida mais consciente e cujos valores apontem à dimensão ética. Para tanto, após uma breve contextualização do que seja a Educação Integral, a Pedagogia da Presença e a Tutoria, apresenta-se um estudo em uma escola tradicional do PEI, que foi realizado a fim de confrontar as respostas de professores e estudantes a formulários, que objetivavam averiguar o método e os efeitos da tutoria naquele ambiente.</p>2024-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educaçãohttps://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/15239O erro nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise do currículo adotado pela rede municipal de ensino de Palotina e Região Oeste do Paraná2024-08-22T10:21:07-03:00Maisa Fernanda da Cunhamaisacunha@ufpr.brLuciana Paula Vieira de Castrolucianapaula@ufpr.br<p>O ensino é sempre uma pauta presente em discussões teóricas, especialmente após a pandemia em 2020, que agravou várias questões no âmbito educacional, como as dificuldades nos processos de ensino e de aprendizagem. O presente artigo trata da importância do erro na aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, por meio de uma análise documental a partir da Proposta Pedagógica Curricular (PPC) da Associação dos Munícipios do Oeste do Paraná (AMOP), de 2020, que é o documento adotado pela rede municipal de Palotina e região oeste do Paraná. O objetivo deste trabalho é analisar qual a percepção e o entendimento sobre o erro no processo de aprendizagem de matemática apresentados no currículo dos anos iniciais de Palotina e região oeste do Paraná. Mediante análise, é possível concluir que o erro é inevitável no processo de aprendizagem da matemática, sendo necessário incluí-lo como aspecto a ser considerado de maneira construtiva na docência, através de uma abordagem, sobretudo, qualitativa. Assim, cabe indagar se os professores detêm formação, tempo, materiais necessários, e condições de aprofundamento acerca do currículo oficial antes de ministrar suas aulas, para incluir devidamente o erro em sua prática.</p>2024-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educaçãohttps://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/15358Do texto dissertativo-argumentativo à autoavaliação: o processo ensino e aprendizagem e a construção da argumentação e da cidadania2024-09-16T15:55:25-03:00Ana Cecilia Teixeira Gonçalvezacgteixeira@uffs.edu.brJeize de Fátima Batistajeize.batista@uffs.edu.brLaura Schmitt Pereiralau.schmitt2@gmail.com<p style="line-height: 100%; margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="font-family: Garamond, serif;"><span style="font-size: small;">Este artigo apresenta uma prática pedagógica realizada no Estágio Curricular Supervisionado II do Curso de Letras - Português e Espanhol na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) </span></span><span style="font-family: Garamond, serif;"><span style="font-size: small;"><em>campus </em></span></span><span style="font-family: Garamond, serif;"><span style="font-size: small;">Cerro Largo. O estágio foi desenvolvido em uma turma de segundo ano de uma escola pública de Ensino Médio, com duração de 16 horas. O plano de aula trabalhou o texto dissertativo-argumentativo através da temática “Regulamentação das Redes Sociais” baseado no método de Sequência Didática (Dolz, Noverraz, Schneuwly, 2004). Essa ferramenta didática consiste em atividades de pré-leitura, leitura e pós-leitura, com duas produções textuais: o texto de sondagem (Dolz; Noverraz; Schneuwly 2004), que visa identificar o conhecimento prévio dos alunos e a produção textual final, que consiste no desenvolvimento de uma redação em um simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Ademais, realizamos uma autoavaliação, em que os alunos puderam refletir criticamente sobre seu processo de ensino e aprendizagem, identificando, através de um questionário, suas dificuldades e evolução ao longo das aulas, não detendo-se somente à avaliação quantitativa feita pelo professor. Dessa forma, a partir dos resultados apresentados na autoavaliação e nas produções textuais, concluímos que os alunos demonstraram um bom aproveitamento do conteúdo trabalhado, desenvolvendo o senso crítico, a argumentação e, consequentemente, a cidadania. </span></span></p>2024-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educaçãohttps://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/15346A redação do ENEM e o Fechamento do Discurso2024-09-15T16:22:18-03:00Geane Izabel Bento Botarelligeanebotarelli@gmail.comVaniery Patricio Amorim dos Santosvanieryamorim@gmail.com<p>O Ensino Médio no Brasil tem enfrentado diversas mudanças sobre seu objetivo principal, sendo fortemente associado ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), uma das principais portas de entrada para o Ensino Superior. A redação do ENEM, um dos componentes da prova, segue um formato dissertativo-argumentativo padronizado, exigindo que os candidatos defendam uma opinião sobre temas sociais e proponham uma intervenção, respeitando os direitos humanos. Com base nas teorias de Herbert Marcuse, o artigo discute como a estruturação da redação pode limitar o pensamento crítico dos candidatos, favorecendo uma reprodução de discursos dominantes. Assim, o processo de elaboração da redação, que deveria fomentar o pensamento crítico, acaba se tornando um exercício de conformidade às normas determinadas. A análise da obra de Marcuse, em particular a ideia de "fechamento do discurso", sugere que a redação do ENEM, apesar de sua intenção de avaliar a capacidade de argumentação e escrita dos candidatos, reforça uma padronização discursiva, em que os candidatos são incentivados a seguir fórmulas predefinidas para alcançar uma boa pontuação. Isso leva a refletir que o exame apenas perpetua um discurso unidimensional e operacionalizado.</p> <p> </p>2024-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educaçãohttps://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/14907O Ensino da cultura indígena nas escolas em uma perspectiva de desafio: O samba como instrumento pedagógico2024-06-01T23:24:35-03:00Caruanã Guatara Oliveira Frescuratovjdobf@gmail.com<p align="justify"><span style="font-family: Garamond, serif;"><span style="font-size: small;">Este artigo aborda a importância do ensino da cultura indígena nas escolas, os desafios enfrentados pelos educadores e sugere estratégias para uma implementação eficaz dessa abordagem curricular. A inclusão da cultura indígena no currículo escolar brasileiro enfrenta desafios significativos, sendo essencial para a valorização e preservação da diversidade cultural do país. Este estudo explora a potencialidade do samba como uma ferramenta pedagógica inovadora para abordar e ensinar aspectos da cultura indígena nas escolas. O samba, manifestação cultural e musical profundamente enraizada na</span><span style="font-size: small;"> matriz cultural brasileira</span><span style="font-size: small;">, </span><span style="font-size: small;">vem a</span><span style="font-size: small;"> oferece</span><span style="font-size: small;">r</span><span style="font-size: small;"> uma abordagem interdisciplinar que pode enriquecer a aprendizagem. A pesquisa investiga como o samba pode ser utilizado para promover o engajamento dos estudantes, facilitar a compreensão das contribuições indígenas à cultura nacional e estimular o respeito e a valorização das diferenças culturais. Metodologias de ensino baseadas em práticas musicais, atividades de dança e discussões históricas são propostas, destacando o papel do samba na construção de uma identidade cultural inclusiva e diversa. Os resultados sugerem que o uso do samba como recurso pedagógico não apenas torna o aprendizado mais dinâmico e interativo, mas também fortalece a consciência cultural e histórica dos estudantes, contribuindo para uma educação mais completa e integradora. </span></span></p>2024-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educaçãohttps://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/15167In(ex)clusão e (des)igualdade na escola: leituras sobre o preconceito racial2024-08-10T00:11:24-03:00Rosi Giordanorosegiordano@ufpa.brGlenda Kelly Ribeiro da Silva de Ávilarosegiordano@ufpa.br<p>O artigo analisa as causas do fracasso escolar de alunos negros e pardos como resultante da estigmatização e práticas educacionais discriminatórias, bem como a influência das teorias racistas sobre as mesmas indicando a persistência da desigualdade racial no Brasil. Para tal análise realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental, no interior de uma perspectiva sociohistórica, concluindo que, apesar das políticas voltadas ao enfrentamento do racismo fincado na sociedade brasileira, as desigualdades raciais permanecem expressivamente justificando a ênfase na formação de professores para a docência na educação básica voltada ao enfrentamento do preconceito étnico.</p>2024-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educaçãohttps://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/15348Formação docente em alfabetização e letramento na educação básica: Cametá, região do baixo Tocantins, no Pará.2024-09-15T19:38:44-03:00Cláudio Antônio Trindade Andradeclaudiocameta16@gmail.comMarisa Montrucchiomontru00@gmail.com<p>O presente artigo objetiva abordar a questão da atualização e formação docente centrada na alfabetização e letramento nos anos iniciais da educação básica no contexto de Cametá, cidade da região do Baixo Tocantins, no interior do Pará. O texto apresenta brevemente a realidade da Secretaria Municipal de Educação, órgão responsável pela formação dos(as) professores(as) da rede de ensino público municipal, e realiza uma análise sobre os percursos traçados pela gestão municipal de educação com relação às políticas públicas implementadas nos últimos anos sobre alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino básico, destacando algumas ações do atual Programa Alfabetiza Pará. A realidade analisada foi permeada pela leitura dos autores Freire (1970, 1989), Soares (1998; 2004) e Cagliari (2006). Os resultados apontam que os programas de formação de profesores e professoras alfabetizadores(as) devem levar em consideração fatores indispensáveis como: contextualização da realidade local, aproveitamento dos recursos existentes, leitura do mundo precedendo/constituindo o processo de alfabetização nos anos iniciais da educação básica, entre outros.</p>2024-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educaçãohttps://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/15353Processos de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual: formação de professores no contexto da escola2024-09-16T11:09:59-03:00Ivonete Santos Novaisallescami@hotmail.comDanúsia Cardoso Lagodanusia.lago@ufba.brVanessa Vieira Nunesvanessavnunes7@gmail.com<p>Os estudantes com deficiência intelectual - DI requerem dos professores aperfeiçoamentos formativos para atuarem na perspectiva da inclusão escolar. Nesse sentido, cursos desenvolvidos no contexto das escolas que utilizam estudos de casos reais e discutem as demandas advindas dos professores, que atuam com esse público, é uma alternativa de aperfeiçoamento docente. Este artigo traz a questão: como os professores participantes de um curso, baseado na pesquisa-ação-reflexão, passaram a compreender o processo de ensino e de aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual? O objetivo foi analisar as aprendizagens construídas pelos professores sobre os processos de ensino e de aprendizagem de estudantes com DI, discutidos durante um curso de formação no contexto da escola. A formação, desenvolvida por meio de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa, carga horária de 40 horas, distribuídas em 10 encontros, foi elaborada a partir das demandas elencadas pelos três professores participantes. Nos resultados, do 5º e 8º encontro, objeto deste artigo, utilizou-se da análise do conteúdo. Os dados apontaram a necessidade de discussão e reflexão sobre esse tema, bem como o desconhecimento dos participantes sobre a importância da avaliação pedagógica para o desenvolvimento desses estudantes, refletindo a falta de apoio da rede de ensino na formação dos professores.</p>2024-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educaçãohttps://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/15306A formação docente na educação profissional e tecnológica: a perspectiva de uma educação especial e inclusiva anticapacitista2024-09-06T21:55:32-03:00Ana Paula Santos de Melo Fioriana.fiori@ifal.edu.brGlycia Guimarães Souza Mendesglycia.souza@ifal.edu.br<p>Este estudo tem como objetivo analisar, de forma crítico-reflexiva, os processos que se mostram implicados na formação do professor, tendo em vista a materialização de práticas educativas inclusiva-anticapacitistas no contexto da EPT. Para essa finalidade, a metodologia empregada subsidiou-se em uma abordagem qualitativa; recorrendo, para tanto, a pesquisa bibliográfica, por meio de estudos e produções de autores que tratam sobre a educação especial inclusiva e a formação de professores na EPT, sempre de modo a articular a discussão destas temáticas com o capacitismo. Como resultado da análise realizada, compreende-se a necessidade de instituir políticas públicas voltadas à formação docente, numa perspectiva anticapacitista na EPT, a fim de ressignificar a condição da deficiência, a partir de um enfoque despatologizante do indivíduo afetado pela lesão.</p>2024-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educaçãohttps://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/15727Editorial 2024-12-19T16:42:38-03:00Zamara Araujo dos Santoszamara.araujo@uesb.edu.br<p>Editorial - v. 18, nº. 32, Jul./Dez. - 2024.</p>2024-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educaçãohttps://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/15729Expediente2024-12-19T18:48:02-03:00Zamara Araujo dos Santoszamara.araujo@uesb.edu.br<p><strong>Expediente - v. 18, nº. 32, Jul./Dez. - 2024.</strong></p> <p><strong>- Dossiê temático: A Educação básica e as suas circunstâncias: processos, procedimentos, prognósticos, professores</strong></p> <p><strong>- Perspectivas no ensino de Libras</strong></p> <p><strong>- Artigos - Fluxo contínuo</strong></p> <p> </p>2024-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação