n. 26 (2021): DOSSIÊ EDUCAÇÃO PARA ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO: Interfaces entre intervenção, ações formativas e políticas públicas

					Visualizar n. 26 (2021): DOSSIÊ EDUCAÇÃO PARA ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO: Interfaces entre intervenção, ações formativas e políticas públicas

Organizadoras do Dossiê:

Profª. Drª. Rosemeire de Araújo Rangni (UFSCar)

Profª. Drª. Josilene Domingues Santos Pereira (UFSCar/IFBA)

Profª. Drª. Fabiana Oliveira Koga (FAIP)

Publicado: 2021-12-21

PÁGINAS INICIAIS

EDITORIAL

  • EDITORIAL

    Zamara Araujo dos Santos
    8-9
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.10049

ARTIGOS - DOSSIÊ TEMÁTICO

  • APRESENTAÇÃO

    Rosemeire de Araújo Rangni, Josilene Domingues Santos Pereira, Fabiana Oliveira Koga
    10-13
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.10047
  • ENTREVISTA - ZENITA CUNHA GUENTHER: FILOSOFIA, PSICOLOGIA E EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE DOTADOS E TALENTOSOS NO BRASIL

    Zenita Cunha Guenther, Rosemeire de Araújo Rangni, Josilene Domingues Santos Pereira, Fabiana Oliveira Koga
    14-25
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.10045
  • IDENTIFICAÇÃO DA DUPLA EXCEPCIONALIDADE EM ADULTO: UM CASO DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E TDAH

    Mariana Rodrigo do Vale Costa e Silva, Rauni Jandé Roama-Alves, Tatiana de Cássia Nakano, Bárbara David Rech
    26-42
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8567
  • CONTRIBUIÇÕES DO AEE PARA ESTUDANTES COM INDICADORES DE SUPERDOTAÇÃO: O OLHAR DOS EDUCADORES, DAS FAMÍLIAS E DAS CRIANÇAS

    Andrezza Belota Lopes Machado, Lucinete Tavares da Costa Queiroz
    43-62
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8733
  • EL PROGRAMA INTEGRAL PARA ALTAS CAPACIDADES (PIPAC): 18 AÑOS DE EXPERIENCIA

    Manuela Rodríguez Dorta, Triana Aguirre Delgado, África Borges
    63-80
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.10041
  • ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO E EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO

    Amabriane da Silva Oliveira Shimite, Nilson Rogerio da Silva, Fabiana Oliveira Koga
    81-99
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8436
  • ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO E HABILIDADES SOCIAIS: ANÁLISE DE PRODUÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS

    Helen Cristiane da Silva Theodoro, Rosemeire de Araújo Rangni
    100-116
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8454
  • ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES SOCIOEMOCIONAIS DE ESTUDANTES COM DUPLA EXCEPCIONALIDADE: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA INTERNACIONAL

    Josilene Domingues Santos Pereira, Rosemeire de Araújo Rangni
    117-139
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.10042
  • CONCEPÇÕES SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: REFLEXÕES COM BASE NA DISCURSIVIDADE DOCENTE

    Jeanny Monteiro Urquiza, Bárbara Amaral Martins
    140-159
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8833
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O RECONHECIMENTO DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

    Denise Rocha Belfort Arantes-Brero, Vera Lucia Messias Fialho Capellini
    160-175
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8160
  • ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UMA LARGA BRECHA ENTRE AS LETRAS DO PAPEL E O CHÃO DA ESCOLA

    Susana Graciela Pérez Barrera Pérez
    176-197
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.10043
  • JOVENS SUPERDOTADOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM DESAFIO PARA DOCÊNCIA

    Denise Maria de Matos, Laura Ceretta Moreira, Cleuza Kuhn
    198-214
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8632
  • AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E IDENTIFICAÇÃO DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA VIDA ADULTA

    Karina Nalevaiko Rocha, Karina Inês Paludo, Solange Muglia Wechsler
    215-230
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.10039

ARTIGOS - FLUXO CONTÍNUO

  • DA IMPOSSIBILIDADE DE UMA EDUCAÇÃO TOLERANTE

    Alexandre Campelo, Rita Pimenta
    231-246
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8523
  • CAMPO E HEGEMONIA: PROXIMIDADES ENTRE BOURDIEU E GRAMSCI E A ANÁLISE DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS

    Máximo Augusto Campos Masson
    247-265
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.7734
  • O PRINCÍPIO EDUCATIVO DO TRABALHO E A IMPORTÂNCIA SOCIAL DA INCLUSÃO DE TRABALHADORES COM DEFICIÊNCIA

    Naim Rodrigues de Araújo
    266-279
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.6370

RESENHAS

  • TEMAS CONTEMPORÂNEOS EM DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO DOCENTE

    Fábio Viana Santos, Patrícia Sinara Gomes Santos Sena, Tiago Melo de Oliveira
    280-284
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.10048
  • RESENHA DA SÉRIE “O COMEÇO DA VIDA”: COMO A PARENTALIDADE, O BRINCAR E O VÍNCULO AFETIVO INFLUENCIAM NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.

    João Victor Gomes Magalhães Garcia, Amanda Séllos Rodrigues, Mariana Gavioli de Oliveira, Flávia Lage Pessoa da Costa
    285-288
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.6767