n. 27 (2022): DOSSIÊ: FILOSOFIA COMO EDUCAÇÃO PARA A ARTE DE VIVER

					Visualizar n. 27 (2022): DOSSIÊ: FILOSOFIA COMO EDUCAÇÃO PARA A ARTE DE VIVER

DOSSIÊ:

FILOSOFIA COMO EDUCAÇÃO PARA A ARTE DE VIVER

 Organizadores:

 Prof. Jasson Martins (UESB)

 Prof. Leonardo Oliveira (UESB)

Publicado: 2022-06-30

PÁGINAS INICIAIS

APRESENTAÇÃO

  • APRESENTAÇÃO

    Jasson Martins , Leonardo Oliveira
    8-10
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i27.11032

ARTIGOS

  • FILOSOFIA COMO PRÁTICA DE VIDA: UM DIÁLOGO ENTRE PIERRE HADOT E MICHEL FOUCAULT

    Cassiana Lopes Stephan
    11-29
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i27.10852
  • A ATUALIDADE DA FILOSOFIA COMO MANEIRA DE VIVER

    Jasson da Silva Martins
    30-49
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i27.10796
  • ARTE DE VIVER E CUIDADO DE SI: O MEU ENSAIO EXISTENCIAL ENREDADO ENTRE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E MAGIA

    Tiago Brentam Perencini
    50-68
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i27.10811
  • KATHĒKONTA: A ÉTICA DO HOMEM COMUM

    Fernando Fontoura
    69-83
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i27.10848
  • A ARTE DE BEM VIVER: APROXIMAÇÕES ENTRE O ESTOICISMO E A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

    Felipe Costa de Oliveira, Josué Candido Silva
    84-99
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i27.10723
  • O ESPÍRITO LIVRE E A UNIVERSIDADE: REFLEXÕES SOBRE O ENSINAMENTO DE NIETZSCHE

    Stefano Busellato
    100-112
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i27.11023
  • FORMAÇÃO E ESTILÍSTICA DA EXISTÊNCIA EM NIETZSCHE: ZARATUSTRA E A ARTE DE VIVER

    Leonardo Araújo Oliveira
    113-130
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i27.11003
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE OS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS NIETZSCHIANOS PARA A AUTOFORMAÇÃO

    Paulo Junior Batista Lauxen
    131-149
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i27.10634
  • AMOR FATI COMO POSSIBILIDADE DE VIDA ÉTICA EM NIETZSCHE

    Ícaro Souza Farias
    150-163
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i27.10719
  • NIETZSCHE, VIDA E IDEAL ASCÉTICO

    José Carlos Silva Rocha Costa
    164-172
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i27.11024
  • RESSIGNIFICAR A VIDA PELO ESTRANHO: UMA ABORDAGEM HERMENÊUTICA E PÓS-METAFÍSICA A PARTIR DE RICHARD RORTY

    Marcelo Barreira
    173-186
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i27.10830
  • FORMAÇÃO, IMAGINAÇÃO E MODO DE VIDA

    Diogo Norberto Mesti
    187-198
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i27.10831
  • O OUTRO COMO CONDIÇÃO PARA O PENSAR EM HANNAH ARENDT

    Adenaide Amorim Lima
    199-215
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i27.10741
  • EDUCAÇÃO É DESBARBARIZAÇÃO: REFLEXÃO SOBRE FORMAÇÃO CULTURAL E SEMIFORMAÇÃO EM ADORNO

    Tamires Dias dos Santos
    216-231
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i27.10722
  • EMANCIPAÇÃO E PAIDEIA: O PAPEL DO MESTRE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM A PARTIR DE O MESTRE IGNORANTE DE JACQUES RANCIÈRE

    Paulo Domenech Oneto
    232-241
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i27.11031
  • EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E MODOS DE VIDA

    Elton Luiz Leite de Souza Souza
    242-255
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i27.10955