Motivations and challenges faced by undergraduate psychology teaching students

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13566

Keywords:

Education, Teaching, Learning

Abstract

This article addresses the motivations of teaching and the challenges faced by undergraduate psychology teaching students. The methodology used was the qualitative approach and the data collecting tool an online quiz that included open and closed questions. Eleven students from psychology teaching courses from four universities from the south and southeast of Brazil participated in the study. The results showed that the choice for the teaching course was made mainly due to their interest in the education field, curiosity and appropriation of pedagogical knowledge, the growth of opportunities and different professional possibilities. The difficulties pointed out by the students showed: the lack of information about the specificities of the teaching course and of the duties of the psychology teacher and the absence of professors with teaching knowledge to guide them in the course. Although psychology teaching is considered a complementary formation among students, we observed the possibility of a engaged and inventive psychology teaching and learning.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lucas Antunes Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e licenciado em Sociologia pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (Uniasselvi). Mestre em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI/UFRGS) e doutorando em Sociologia (PPGS/UFRGS). Atualmente integra o Coletivo bell hooks: Formação e Políticas do Cuidado (UFRGS) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Violência (NEPEVI/PUCRS). 

Ana Caroline Cantini Nascimento , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e especialista em Educação e Psicologia pela União Brasileira de Faculdades.

References

ANDRADE, Cleide Lugarini.; SPOSITO, Marília Pontes. O aluno do curso superior noturno: um estudo de caso. Cad. Pesqui. v. 51, n. 1, p. 3-19, 1986. Recuperado de: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1333/1333>. Acesso em: 17 mai. 2021.

ADORNO, Theodor Wiesengrund. Ensaios sobre psicologia social e psicanálise. 1ª ed. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

ADORNO, Theodor Wiesengrund. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ALMEIDA, Patrícia Albieri de.; TARTUCE, Gisela Lobo.; NUNES, Marina Muniz Rossa. Quais as razões para a baixa atratividade da docência por alunos do Ensino Médio? Psicol. Ensino & Form., v. 5, n. 2, p. 103-121, 2014.

BARROS, Carlos César. Reflexões sobre a formação de professores de psicologia. Temas em Psicologia, v. 15, p. 33-39, 2007. Recuperado de: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v15n1/05.pdf. Acesso em 17 mai. 2021.

BARROS, Carlos César. Psicologia e Educação para os Direitos Humanos. In: SEKKEL, M. C.; BARROS, C. C. (Orgs.). Licenciatura em psicologia: temas atuais. São Paulo: Zagodoni, 2013, p. 21-41.

BOCK, Ana Mercês Bahia. Educação, direitos humanos e compromisso social: interlocuções com a formação do professor de psicologia. Psicol. Ensino & Form., v. 5, n. 1, p. 101-114, 2014. Recuperado de: < http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pef/v5n1/v5n1a08.pdf>. Acesso em 16 mai. 2021.

BOCK, Ana Mercês Bahia.; GIANFALDONI, Mônica Helena Tieppo Alves. Direitos Humanos no ensino de Psicologia. Psicol. Ensino & Form., v. 1, n. 2, p. 97-115, 2010. Recuperado de: < http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pef/v1n2/v1n2a09.pdf>. Acesso em: 17 mai. 2021.

BRASIL. Resolução nº 5, de 15 de março de 2011. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. Brasília: Distrito Federal, 2011.

BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO. Profissão Professor na Amárica Latina: Por que a docência perdeu o prestígio e como recuperá-la?. Washington, DC, 2018. Disponível em: < https://publications.iadb.org/pt/profissao-professor-na-america-latina-por-que-docencia-perdeu-prestigio-e-como-recupera-lo#:~:text=como%20recuper%C3%A1%2Dlo%3F-,Profiss%C3%A3o%20professor%20na%20Am%C3%A9rica%20Latina%3A%20Por%20que%20a%20doc%C3%AAncia,prest%C3%ADgio%20e%20como%20recuper%C3%A1%2Dlo%3F&text=Este%20livro%20analisa%20as%20pol%C3%ADticas,profiss%C3%A3o%20docente%20na%20Am%C3%A9rica%20Latina.>. Acesso em: 10 set. 2023.

CARELLI, Maria José Guimarães.; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Condições temporais e pessoais de estudo em universitários. Psicol. Esc. Educ. v. 2, n. 3, p. 265-278, 1998. doi: 10.1590/S1413-85571998000300006.

CIRINO, Sérgio Dias.; KNUPP Danielle Fani Dias.; LEMOS, Letícia Siqueira.; DOMINGUES, Sérgio. As novas diretrizes curriculares: uma reflexão sobre a licenciatura em Psicologia. Temas em Psicologia, v. 15, n. 1, p. 23-32, 2007.

CRUCES, Alacir Villa Valle. Egressos de cursos de psicologia: preferências, especializações, oportunidades de trabalho e atuação na área educacional (Tese de doutorado). Instituto de Psicologia, USP, São Paulo, 2006. Recuperado de: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-08082006-151346/pt-br.php>. Acesso em 17 mai. 2021.

CRESWELL, John. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. 3. ed. Penso, 2010.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica. Brasília: CFP, 2013.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. O ovo ou a galinha: a crise da profissão docente e a aparente falta de perspectiva para a educação brasileira. R. Bras. Est. pedag., v. 92, n. 230, p. 34-51, 2011. doi: 10.24109/2176-6681

FREIRE, Paulo. Pedagogia da tolerância. 1ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2017.

FOUCAULT, Michel. A ética do cuidado de si como prática de liberdade. In: MOTTA, M. B. (Org.). Ditos e Escritos V: Ética, Sexualidade, Política. Forense Universitária, 2014.

FOUCAULT, Michel. A Psicologia de 1850 a 1950. In: M In: MOTTA, M. B. (Org.). Ditos e Escritos I: Problematização do sujeito: psicologia, psiquiatria e psicanálise. Forense Universitária, 2006.

FRIGOTTO, Gaudêncio.; CIAVATTA, Maria. Educação Básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educ. Soc., v. 24, n. 82, p. 93-130, 2003. doi: 10.1590/S0101-73302003000100005

GATTI, Bernadete Angelina.; BARRETO Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.

GATTI, Bernadete Angelina. Atratividade da carreira docente no Brasil. São Paulo: FVC, 2010.

GOMES, Carlysson Alexandre Rangel.; SILVA, Aline Kelly da.; CAVALCANTE, Larissa Moura de.; HÜNING, Simone Maria. Diálogos da Psicologia com Michel Foucault. Fractal: Revista de Psicologia, v. 31, n. 1, p. 20-26, 2019. doi: 10.22409/1984-0292/v31i1/5590.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. Editora Atlas, 2017.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

HUNING, Simone Maria.; GUARESCHI, Neuza Maria Fátima. Efeito Foucault: desacomodar a psicologia. In: HUNING, S. M.; GUARESCHI, N. M. F. (Orgs.). Foucault e a psicologia, Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da Educação Superior. Brasília: Ministério da Educação, 2017.

JACOMINI, Márcia Aparecida.; PENNA, Marieta Gouvêa Oliveira de. Carreira docente e valorização do magistério: condições de trabalho e desenvolvimento profissional. Pro-posições, v. 27, n. 2, p. 177-202, 2016. doi: 10.1590/1980-6248-2015-0022.

KLINKO, Janaina.; SEKKEL, Marie Claire. Psicologia no ensino médio: sobre os desafios de ser professor. Psicol. Ensino & Form., v. 1, n. 2, p. 73-83, 2010. Recuperado de <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pef/v1n2/v1n2a07.pdf>. Acesso em 17 mai. 2021.

KOHATSU, Lineu Norio. A reinserção da disciplina de Psicologia no ensino médio: as especificidades da Psicologia e os desafios do atual contexto educacional. Psicol. Ensino & Form., v. 1, n. 1, p. 53-66, 2010. Retirado de: < http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pef/v4n2/v4n2a04.pdf>. Acesso em: 17 mai. 2021.

KOHATSU, Lineu Norio.; MACHADO, Lucas Antunes. A disciplina de Psicologia no Ensino Médio: revisitando as práticas dos professores da rede pública do Estado de São Paulo. Educação Por Escrito, v. 9, n. 2, p. 368-387, 2018 doi: 10.15448/2179-8435.2018.2.27862.

KOHATSU, Lineu Norio.; SILVA, Fernada Dias da.; SCAVASIN, Felipe Augusto Dias.; PEREIRA, Omar Calazans Nogueira. A formação de professores de psicologia e a docência nos cursos técnicos profissionalizantes. In: MASSABNI, V. G.; PIPITONE, M. A. P. Pipitone (Orgs.). Formação de professores para a educação profissional. Curitiba: CRV, 2016. p. 121-141.

LÜDKE, Menga. Avaliação institucional: formação de docentes para o ensino fundamental e médio (as licenciaturas). Cadernos CRUB, v. 1, n. 4, p. 85-96, 1994.

LIMA, Edileuza.; MACHADO, Lucília. A evasão discente nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Minas Gerais. Educação Unisinos, v. 18, n. 2, p. 121-129, 2014. doi: 10.4013/edu.2014.182.02.

MASSIMI, Marina. Projetos de lei prevendo a inserção da psicologia nos currículos do ensino superior e secundário no Brasil do século XIX. Psic.: Teor. e Pesq., v. 9, n. 2, p. 261-269, 1993. Recuperado de: . Acesso em 17 mai. 2021.

MACHADO, Lucas Antunes. Psicologia no Ensino Médio e Psicologia Escolar: história, diferenças e perspectivas. Psicologia Escolar e Educacional, v. 20, n. 1, 101-108, 2016 doi: 10.1590/2175-3539/2015/0201933

MACHADO, Lucas Antunes.; VITÓRIA, Maria Inês Côrte. O ensino de psicologia no currículo da educação básica: análise da formação docente. Educação Online, v. 13, p. 27, p. 189-216, 2018.

MACHADO, Lucas Antunes. Ensinar e aprender psicologia na escola: reflexões sobre o ensino engajado nas salas de aula. Doxa: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, p. e021012, 2021.

MACHADO, Lucas Antunes. Oficinando psicologia na escola: problematizações a partir das políticas cognitivas e da pedagogia engajada. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e Institucional) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022.

MACHADO, Lucas Antunes.; KOHATSU, Lineu Norio.; PEREIRA, Omar Calazans Nogueira. Egressos de cursos de licenciatura em Psicologia: motivações dificuldades e perspectivas. Revista Pedagógica Chapecó, v. 25, p. 1-26, 2023. Disponível em: <https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7148>. Acesso em: 09 set. 2023.

MACHADO, Lucas Antunes. Psicologia e docência no Brasil: desafios e condições de possibilidade. Revista Kiri Kerê: Pesquisa em Ensino, v. 1, p. 191-215, 2023. Disponível em: <https://periodicos.ufes.br/kirikere/article/view/39347>. Acesso em: 09 set. 2023.

MARTINS, Carlos Benedito. Reforma Universitária de 1968 e a abertura para o ensino superior privado no Brasil. Educ. Soc., v. 30, n. 106, p. 15-35, 2009. doi: 10.1590/S0101-73302009000100002.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Professores são importantes: atraindo, desenvolvendo e retendo professores eficazes. São Paulo: Moderna, 2006.

ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Cai número de jovens que querem ser professores, 2018.

PANDITA-PEREIRA, Angelina.; SEKKEL, Marie Claire. Possibilidade de atuação para o licenciado em psicologia nas Etecs. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 32, n. 4, p. 972-985, 2012. doi: 10.1590/S1414-98932012000400015.

RECHTMAN, Rizel.; Bock, Ana Mercês Bahia. Formação do Psicólogo para a Realidade Brasileira: Identificando Recursos para a Realidade Brasileira. Psic.: Teor. Pesq., v. 35, p. 1-10, 2019. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3551

SOUZA, Marilena Proença Rebello de. A psicologia escolar e o ensino de psicologia: dilemas e perspectivas. ETD – Educação Temática Digital, v. 8, n. 2, p. 258-265, 2007. doi: 10.20396/etd.v8i2.660.

SOUTO, Romélia Mara Alves.; PAIVA, Paulo Henrique Apipe Avelar. A pouca atratividade da carreira docente: um estudo sobre o exercício da profissão entre egressos de uma Licenciatura em Matemática. Pro-Posições, v. 24, n. 1, 201-224, 2013. doi: 10.1590/S0103-73072013000100013

SOUTO, Romélia Mara Alves. Egressos da licenciatura em matemática abandonam o magistério: reflexões sobre profissão e condição docente. Educ. Pesqui. v. 42, n. 4, p. 1077-1092, 2016. Recuperado de: < https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022016000401077&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em 15 mai. 2021.

TARTUCE, Gisela Lobo.; NUNES, Marina Muniz Rossa.; ALMEIDA, Patrícia Albieri de. (2010). Alunos do Ensino Médio e atratividade da carreira docente no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 140, 445-477, 2010. doi: 10.1590/S0100-15742010000200008

TARDIF, Maurice.; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações. 3. ed. Petrópolis: Rio de Janeiro, Vozes, 2007.

VARELA, Francisco. O reencantamento do concreto. In: PELBARD, P. P.; COSTA, R. (Orgs.). Cadernos de subjetividade (reencantamento do concreto). São Paulo: Hucitec, 2003.

VINUTO, Juliana. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate aberto. Temáticas, v. 22, n. 44, p. 203-220, 2014. Retirado de: < https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/10977/6250>. Acesso em: 17 mai. 2023.

Published

2023-12-29

How to Cite

Antunes Machado, L., & Caroline Cantini Nascimento , A. . (2023). Motivations and challenges faced by undergraduate psychology teaching students. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (30), 177-197. https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13566