AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA EM PRISÕES: PERCEPÇÃO DOCENTE EM INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11344

Palabras clave:

EJA no espaço da prisões, Intervenção pedagógica, Relações etnico-raciais

Resumen

Esse estudo consiste numa reflexão sobre uma intervenção pedagógica com docentes que atuam na EJA em prisões, trazendo à tona problematizações das questões étnico-raciais, suas percepções, e saberes e realidades da comunidade negra. Discute-se como os docentes da Penitenciária de Serrinha (BA) percebem a questão racial e a própria efetivação da Lei 10.639/03 na sua prática pedagógica. Assim, partimos da execução de uma proposta formativa dialógica dos direitos raciais, da reparação histórica e da inclusão da história da África e da cultura afro-brasileira nos currículos. Os resultados demonstraram a existencialidade do silenciamento étnico-racial e que as concepções hegemônicas construídas ideologicamente sobre a questão racial permanecem vivazes nas memórias e atitudes dos sujeitos de forma camuflada. Os achados relativos aos efeitos da intervenção evidenciaram que os professores passaram a compreender os desdobramentos de práticas racistas e buscaram conhecer mais as políticas afirmativas, concomitantemente realizando recriação das oficinas didáticas para a sala de aula, com a finalidade de empoderamento dos discentes a ponto de contrariar as violações de direitos e injustiças raciais.

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Biografía del autor/a

Antonio Pereira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

Doutor em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. Prof. e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos – Mestrado Profissional (MPEJA), Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Editor Científico da Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos (RIEJA)/MPEJA/UNEB. E-mail: antonyopereira@yahoo.com.br ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6428-9454.

Juliana Gonçalves dos Santos, Centro Universitário Maria Milza (UNIMAM)

Mestra em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia (MPEJA). Atualmente Profª Ms. do Curso de Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Maria Milza (UNIMAM), Coordenadora Pedagógica do Município de Serrinha- Ba.

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Publicado

2022-12-31

Cómo citar

Pereira, A., & Gonçalves dos Santos, . J. (2022). AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA EM PRISÕES: PERCEPÇÃO DOCENTE EM INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (28), 36-56. https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11344