ENLAÇAMENTOS E PROPOSTAS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS DE RESTRIÇÃO E PRIVAÇÃO DE LIBERDADE
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11541Palabras clave:
Educação, Restrição e Privação de Liberdade, SocioeducaçãoResumen
O artigo apresenta concepções de educação, educação escolar e não escolar, educação na e da prisão e socioeducação, correlacionadas ao fenômeno da restrição e privação de liberdade (RPL) de jovens e adultos, na perspectiva libertadora. Ancora-se na perspectiva freiriana de sociedade e de educação, na qual ambas se opõem à opressão das classes populares ocasionada pelas desigualdades sociais. Nessa perspectiva, traz-se a socioeducação como criadora de espaços e de acontecimentos situados organicamente no mundo, com atividades concretas de formação do ser no tempo presente, objetivando a continuidade da vida numa constante possibilidade de ser mais. As concepções apresentadas permitem exercitar o pensar no grupo de todos os brasileiros e de seus direitos, incluindo-se as pessoas que se encontram em RPL.
Descargas
Citas
ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, edição do Kindle, 2017.
COSTA, Antonio C. G da. Aventura pedagógica: caminhos e descaminhos de uma ação educativa. Belo Horizonte: Modus Faciendi, 1999.
_____, Antonio C. G da. Pedagogia da presença: da solidão ao encontro. Belo Horizonte: Modus Faciendi, 2001.
BRANDÃO, Carlos R. Qualidade de vida, vida de qualidade e qualidade da vida. In: BRANDÃO, Carlos. A Canção das Sete Cores: educando para a paz. São Paulo: Editora Contexto, 2005. p. 29-72.
CUNHA, Manuela I. O tempo insuspenso, uma apropriação a duas percepções carcerais da temporalidade. In: ARAÚJO, Emilia; DUARTE, Ana M.; Ribeiro, Rita (orgs). O tempo, as culturas e as instituições: por uma abordagem sociológica do tempo. Lisboa: Edições Colibri, 2008, p. 91-104.
DE MAEYER, M. A educação na prisão não é uma mera atividade. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.38, n.1, p. 33-49, jan./mar. 2013.
FALKEMBACH, Elza M. F. Sistematização, uma arte de ampliar cabeças. In: LIMA, Denise; FALKEMBACH, Elza M. F.; DUTRA, Mara V. (Orgs.). Arte de ampliar cabeças: uma leitura transversal das sistematizações do PDA. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2006. p. 1-19.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
______. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
_____, Paulo. Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
_____, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
_____, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FIORI, Ernani M. Educação libertadora. In: FIORI, Ernani (org.). Textos escolhidos, v. II. Educação e Política. Porto Alegre: L&PM, 1991. p. 83-95.
JULIÃO, Elionaldo F. A escola na ou da prisão? Educação, Escolarização e Trabalho em prisões – apontamentos teóricos e reflexões do cotidiano. Cadernos CEDES, Campinas, v. 36, n. 98, p. 25-42, jan./abr., 2016.
MATTOSO, Kátia M. de Q. Bahia século XIX: uma província no Império. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1992.
ONOFRE, Elenice M. C. A prisão: instituição educativa? Cadernos CEDES, Campinas, v. 36, n. 98, p. 43-59, 2016.
_______, Elenice. M. Políticas de formação de educadores para os espaços de restrição e de privação de liberdade. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 7, p. 137-158, 2013.
RESENDE, Selmo Haroldo. A vida na prisão: histórias de objetivação e sujeição na educação do condenado. In: LOURENÇO, Arlindo; ONOFRE, Elenice M. C. O espaço da prisão e suas práticas educativas. São Carlos: EdUFSCar, 2011, p. 49-80.
SILVA, Petronilha B. G. Aprender a conduzir a própria vida: dimensões do educar-se entre afrodescendentes e africanos. In: BARBOSA, Lúcia M. de A.; SILVA, Petronilha B. G; SILVÉRIO, Valter B. De preto a afro-descendente: trajetos de pesquisa sobre relações étnico-raciais no Brasil. São Carlos: EdUFSCar, 2010. p. 181-197.
SOUSA, Antonio Rodrigues. Educação nas prisões: o desenvolvimento de competências para o exercício da liberdade. In: LOURENÇO, Arlindo; ONOFRE, Elenice M. C. O espaço da prisão e suas práticas educativas. São Carlos: EdUFSCar, 2011, p. 223 – 244.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.