ENLAÇAMENTOS E PROPOSTAS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS DE RESTRIÇÃO E PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11541

Palabras clave:

Educação, Restrição e Privação de Liberdade, Socioeducação

Resumen

O artigo apresenta concepções de educação, educação escolar e não escolar, educação na e da prisão e socioeducação, correlacionadas ao fenômeno da restrição e privação de liberdade (RPL) de jovens e adultos, na perspectiva libertadora. Ancora-se na perspectiva freiriana de sociedade e de educação, na qual ambas se opõem à opressão das classes populares ocasionada pelas desigualdades sociais. Nessa perspectiva, traz-se a socioeducação como criadora de espaços e de acontecimentos situados organicamente no mundo, com atividades concretas de formação do ser no tempo presente, objetivando a continuidade da vida numa constante possibilidade de ser mais. As concepções apresentadas permitem exercitar o pensar no grupo de todos os brasileiros e de seus direitos, incluindo-se as pessoas que se encontram em RPL.

 

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Biografía del autor/a

Elenice Onofre, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Docente do PPGE e Coordenadora do Núcleo de Investigação e Práticas Educativas para os espaços de restrição e privação de liberdade – EduCárceres/UFSCar.

Edla Caldas, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas

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Publicado

2022-12-31

Cómo citar

Onofre, E. ., & Caldas, E. (2022). ENLAÇAMENTOS E PROPOSTAS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS DE RESTRIÇÃO E PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (28), 11-22. https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11541