Ludicidade: da Etimologia da Palavra à Complexidade do Conceito

Autores/as

  • Monica de Souza Massa

Palabras clave:

Ludicidade, Educação, Ensino e aprendizagem

Resumen

Este artigo busca compreender, através da etimologia da palavra e de visões de diferentes autores, a pluralidade de significados atribuídos ao lúdico. Aprofundando o estudo, analisamos as propostas de Lopes (2004) sobre o modelo orquestral da ludicidade e de Luckesi (2002) sobre o lúdico como estado de consciência. Em ambos relacionamos a aprendizagem com a ludicidade, entendendo as vivências lúdicas como um caminho para uma nova forma de construção do conhecimento e de transformação da educação. Por fim, apresentamos uma síntese integradora que propõe um conceito sobre o lúdico e sua relação com o ensino e a aprendizagem.

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Cómo citar

de Souza Massa, M. (2017). Ludicidade: da Etimologia da Palavra à Complexidade do Conceito. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 2(15). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/2460