VYGOTSKY, INTERACIONISMO SÓCIO-DISCURSIVO E ALFABETIZAÇAO DE ADULTOS: INTERFACES TEÓRICAS E REFLEXÕES SOBRE A AÇÃO PEDAGÓGICA

Autores/as

  • Licia Rosalee Nascimento Moraes de Santa

Palabras clave:

Sócio-interacionismo, Discurso, Alfabetização

Resumen

Tendo como base o interacionismo sócio-histórico de Vygotsky, revisitado pelas pesquisas de JeanPaul Bronckart sobre o interacionismo sócio-discursivo, aborda-se neste texto a construção da escrita enquanto constituída dentro de formações discursivas que atravessam os sujeitos historicamente formados. Fruto da ação interacional do sujeito histórico, a aquisição da língua escrita – particularmente, a alfabetização de adultos –, será, então, abordada como veio de discursividade emergente, e a ação pedagógica, assim concebida, como um espaço de fazer reflexivo do aluno e do professor

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Cómo citar

Nascimento Moraes de Santa, L. R. (2014). VYGOTSKY, INTERACIONISMO SÓCIO-DISCURSIVO E ALFABETIZAÇAO DE ADULTOS: INTERFACES TEÓRICAS E REFLEXÕES SOBRE A AÇÃO PEDAGÓGICA. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (2). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3061