O PRINCÍPIO EDUCATIVO DO TRABALHO E A IMPORTÂNCIA SOCIAL DA INCLUSÃO DE TRABALHADORES COM DEFICIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i26.6370

Palavras-chave:

desenvolvimento humano, Signos, Instrumentos, Trabalho, Inclusão

Resumo

Tem-se por objetivo ultrapassar uma compreensão do trabalho como sendo apenas uma troca mercantil e compreendê-lo como uma atividade social central à significação/ressignificação humana. Faz-se um ensaio teórico que propõe uma reflexão a partir dos conceitos de signos e instrumentos apresentados por Vygotsky em debate com o conceito de trabalho real discutido na Ergologia. A aproximação entre a Ergologia e o entendimento de Vygotsky acerca da formação social da mente permite inferir que, assim como os signos são mediadores no desenvolvimento das crianças, na vida adulta, a partir do uso de instrumentos e do contato social, o trabalho se apresenta como uma categoria central que possibilita aos humanos se desenvolverem, serem reconhecidos e se reconhecerem enquanto sujeitos. Logo, o trabalho deve ser concebido com um direito social, não como privilégio de alguns. Portanto, as pessoas com deficiência não podem ter o direito ao trabalho cerceado.

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Biografia do Autor

Naim Rodrigues de Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Mestre em Educação e Docência pela Universidade Federal de Minas Gerais. Técnico administrativo em educação na Universidade Federal de Minas Gerais. Atua em pesquisas relacionadas à inclusão, trabalho e educação.

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

Araújo, N. R. de. (2021). O PRINCÍPIO EDUCATIVO DO TRABALHO E A IMPORTÂNCIA SOCIAL DA INCLUSÃO DE TRABALHADORES COM DEFICIÊNCIA. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (26), 266-279. https://doi.org/10.22481/aprender.i26.6370