Competências do professor-gestor e sua influência no desempenho organizacional

Autores

  • Florisvaldo Cunha Cavalcante Júnior
  • Tânia Nobre Gonçalves Ferreira Amorim

DOI:

https://doi.org/10.22481/ccsa.v19i34.11168

Palavras-chave:

Competências Gerenciais. Instituições de Ensino Superior. Gestão Organizacional.

Resumo

Em virtude da ampliação do sistema de ensino nos últimos anos, as Instituições de Ensino Superior – IES, especialmente as privadas, têm vivenciado um cenário de concorrência acirrada, que as obriga a se ajustarem às novas demandas discentes, acadêmicas e econômicas, associadas ao aumento dos custos operacionais e redução discente.  Buscou-se analisar as competências gerenciais e sua influência na gestão das IES privadas, por meio de um estudo de caso, em uma IES do Vale do São Francisco, Pernambuco. No  Brasil,  Fleury  e  Fleury  (2001,  p.188)  definem  a  competência como  “um  saber  agir  responsável  e  reconhecido,  que  implica  mobilizar,  integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo”. Outro aspecto relevante é destacado por Fleury e Fleury (2001), ao reforçarem que a identificação das competências deve estar alinhada aos objetivos da organização, tecendo uma conexão entre a estratégia e a gestão de pessoas. Utilizou-se um questionário online com todos os 35 tutores dos cursos de Bacharelado em Administração e Ciências Contábeis, em que foram listadas 10 competências gerenciais mais importantes. Identificou-se que o principal gestor não atende ou atende parcialmente à maioria das competências: Empreendedorismo e Inovação; Capacidade Gerencial, Orientação para o Cliente, Trabalho em Equipe e Visão Estratégica. Estes resultados são preocupantes para o desempenho e continuidade organizacional.

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Biografia do Autor

Florisvaldo Cunha Cavalcante Júnior

Mestre em Controladoria pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professor do Instituto Federal da Bahia (IFBA). ID ORCID: http://orcid.org/0000-0003-4850-2854  

Tânia Nobre Gonçalves Ferreira Amorim

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). ID ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9927-4241

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Publicado

2022-10-29

Como Citar

Cunha Cavalcante Júnior, F., & Gonçalves Ferreira Amorim, T. N. (2022). Competências do professor-gestor e sua influência no desempenho organizacional. Cadernos De Ciências Sociais Aplicadas, 19(34), 109-129. https://doi.org/10.22481/ccsa.v19i34.11168

Edição

Seção

Artigos